sábado, 23 de janeiro de 2010


Andrômeda lendária e real

* Por Luiz Carlos Monteiro

A
lgo ainda deve restar da menina-adolescente que pedalava alegremente pelas ruas da cidade sertaneja. A bicicleta, o céu e o seu sorriso intensamente azuis. Os seus cabelos transformados em belos e misteriosos fios cósmicos naquela manhã que ficou para sempre demarcada no tempo. Somente o adolescente-menino absorveu aquela energia que se desprendia da sua presença que ofuscava tudo ao redor.

Ambos poderiam encontrar-se e ser encontrados no colégio diário à tarde, mas jamais seriam os mesmos. A iniciação amorosa que se ensejava na ambiência provinciana provocaria descontentamentos e estragos e irremediáveis. O menino, que na sua modéstia pouco se importava com as ambições desmedidas e terrenas de seus pares, desejava-a, contudo, somente para si, numa exclusividade que não permitia interferências.

Algo ainda deve existir daquele corpo em plena maturação de pele, pêlos, poros, unhas, veias e vértebras. Feito a fruição corporal que externava os gestos de extrema naturalidade e expulsava o artificialismo que não se exprimisse em palavras de incontida comoção. A preparação estética da beleza que começava na menina e chegou a seu termo tempos depois na mulher adulta.

Corpo em movimento e desejo, prazer do encontro orgástico. Comunhão selvagem e mutação radical da sensualidade pela entrega. Encontro que jamais teve continuidade na sucessão dos acontecimentos vitais. O Ser sem a Outridade, perplexo nos meandros da solidão e nos confins da ausência. O adolescente-menino que se relacionou prodigiosamente com outras mulheres, desfrutando de casos, paixões e amores obscuros e múltiplos.

Algo ainda deve ser redimido no menino que mudou de atividades como quem mudava de roupa. O menino estudante, bolsista, estagiário, professor, militante, assessor, funcionário, revisor, crítico, ensaísta, consultor e julgador de obras aleatórias. E que, ao fim e ao cabo, era apenas poeta. A menina que esteve sempre no topo das atividades brancas, plásticas, socialites, estereotipadas e casamenteiras. A menina-cinderela privilegiada por uma inigualável exuberância de formas dadas pela Natureza.

O menino que se metamorfoseou no poeta atento a um mundo hostil e traiçoeiro. Mundo que não via o seu esmero na arte da escrita poética, o seu zelo e a sua necessidade de produzir e semear poesia. E que veio propiciando seu possível legado a esse mesmo mundo, com sua contribuição individual única e irrepetível. Que não se deixou engessar pelas fronteiras e entraves cotidianos, rendendo-se à liberação do corpo em viagem noturna e onírica.

Algo ainda deve estar vivo e latente na imagem real matutina de mais de três décadas passadas. A esfinge lendária manifesta em corpo e presença, no sorriso azulado que não descartava o encanto fácil, a ironia quebradiça e a sedução enganosa para os incautos. Nada disso pode ter estagnado numa cronologia cruel e devastadora dos dias e das noites escuras e impenetráveis do tempo.

* Poeta, crítico literário e ensaísta, blog www.omundocircundante.blogspot.com

2 comentários:

  1. Destinos que separam os seres.
    Classificando-os e criando os
    estereótipos.
    O que fazer? Burlar o tempo talvez...
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Mesmo improvável, o encontro ainda é possível. Os caminhos foram duplos, porém paralelos no tempo. Três décadas afastam, mas não são impedimento irreparável. Gostaria de ver essas almas se reencontrando. Pode dar música de bom ritmo. Ou não!

    ResponderExcluir