domingo, 12 de fevereiro de 2017

Mansão da saudade


* Por Pedro J. Bondaczuk


Estou cansado. Estou com sono.
Alma sofredora, envelhecida.
Mansão decadente e em ruínas
numa rua deserta, escondida.
É a moradia da Saudade,
da derradeira ilusão perdida.

Há teias de aranha em cada canto,
morcegos pendurados no forro:
abandono...decadência...espanto.
Sinistras, ao embalo do vento,
as venezianas, soltas, se chocam,
ruidosas, num compasso agourento.
O chão está coberto de pó,
há muito mofo por toda a parte,
as paredes estão de dar dó,
ruindo, descascadas, sem arte.
Tudo ao derredor é abandono,
é a decadência duma vida,
a minha alma está envelhecida.
Estou cansado. Estou com sono.

Na sala, cobertos de poeira,
quadros valiosos, bizarros,
revestem uma parede inteira.
São estradas, pessoas e carros,
verdes campinas da minha terra,
paisagens encantadas, bucólicas
dos ipês que colorem a serra.
Tudo ao derredor é abandono,
é a decadência duma vida,
a minha alma está envelhecida.
Estou cansado. Estou com sono.

Muito cansado...com muito sono...
Mansão abandonada, em ruínas,
casa cinzenta, morta, sem dono.
Até os fantasmas já se foram
desse decrépito casarão
que, certamente, por puro hábito,
ainda chamo de coração.
Estou cansado. Estou com sono.
Tudo é pó...é ruína...abandono...

(Poema composto em Campinas, em 18 de março de 1968).

* Jornalista, radialista e escritor. Trabalhou na Rádio Educadora de Campinas (atual Bandeirantes Campinas), em 1981 e 1982. Foi editor do Diário do Povo e do Correio Popular onde, entre outras funções, foi crítico de arte. Em equipe, ganhou o Prêmio Esso de 1997, no Correio Popular. Autor dos livros “Por uma nova utopia” (ensaios políticos) e “Quadros de Natal” (contos), além de “Lance Fatal” (contos), “Cronos & Narciso” (crônicas), “Antologia” – maio de 1991 a maio de 1996. Publicações da Academia Campinense de Letras nº 49 (edição comemorativa do 40º aniversário), página 74 e “Antologia” – maio de 1996 a maio de 2001. Publicações da Academia Campinense de Letras nº 53, página 54. Blog “O Escrevinhador” – http://pedrobondaczuk.blogspot.com. Twitter:@bondaczuk


Nenhum comentário:

Postar um comentário