sexta-feira, 30 de abril de 2010




Multiplicidade

* Por Eduardo Oliveira Freire

De um tempo para cá, estou ouvindo uma conversa de que com a proliferação do Twitter, os blogs vão acabar. Não concordo muito com esta ideia, porque reduz a diversidade de manifestações de comunicação que a mídia digital e as redes sociais potencializam.

Como já escrevi uma vez, o blog é um advérbio de lugar, um substantivo, um verbo, uma coisa, um meio de comunicação, uma forma de expressão, diário íntimo, rede social, político, artístico, jornalístico, coorporativo, comercial, liberdade, lixo, ensaio, efêmero, gueto e universo.

Talvez, algumas formas de se usar o blog podem deixar de ser usadas. Como, por exemplo, mensagens rápidas de divulgação de produtos e artigos de jornais. O twitter é uma rede social e servidor para microblogging que permite aos usuários enviarem ou lerem atualizações de mensagens pessoais e de outros contatos de até 140 caracteres, conhecidos como "twists", por meio da própria Web ou por SMS. Portanto, há possibilidade de ser utilizado como intermédio a outros espaços virtuais.

Outra forma que há possibilidade de cair em desuso: o blog relacionado com quem gosta de escrever aforismos, haicais e microcontos. Frases, versos e narrativas que em pouquíssimas palavras mostram um universo de probabilidades. Ou, simplesmente, indivíduos que só querem dizer coisas do cotidiano, sem pretensões.

Uma vez procurei o significado de Twitter: “vt+vi 1 cantar, gorjear, chilrear, pipilar, estridular. 2 rir em surdina. 3 falar rápido e alto sobre coisas sem importância devido ao fato de estar nervoso.”(Fonte: http://michaelis.uol.com.br).

Como outras redes de relacionamentos (Orkut, Facebook, blog, Youtube, entre outros), possui diferentes maneiras de utilização. Depende do usuário. Acho que as novas tecnologias vão se integrar e não se rivalizar. Talvez, um pouco diferente da mídia impressa e do livro. Mas, aí é outra história e realmente não tenho opinião formada.

* Formado em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense, pós-graduação em Jornalismo Cultural na Estácio de Sá e aspirante a escritor. Blog:
http://duduoliva.blog-se.com.br/blog/conteudo/home.asp?idblog=13757

2 comentários:

  1. Com tanta diversidade na net
    cabe espaço para todos os gostos.
    Prefiro os blogs.
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Até aonde entendo, há público e plateia para todos os discursos. E cada dia chega mais gente. Algumas formas de comunicação desaparecem, mas na internet não vejo indício de fim para nenhuma delas; por enquanto.

    ResponderExcluir