segunda-feira, 26 de abril de 2010




Brasília, cinquentona!

* Por Aliene Coutinho

Acordei sentindo-me abraçada. Um abraço morno e aconchegante de boas-vindas. Encolhi-me em seus braços, fiz deles ninho e me senti protegida. Era junho. Os dias amanheciam frios, azuis, sem nuvens. Dias de tarde cheias de sol, convidativas. Sair sem destino, observar a paisagem verde salpicada de cores e emoldurada pelo anoitecer enrubescido tornava o passeio uma terapia. Não era minha terra, mas era como se fosse.

Nessa terra criada, inventada pelo homem até a natureza misturava o nativo e o estrangeiro. E seus filhos também eram frutos dessa mistura. E mesmo seus netos traziam, além da carga genética, costumes, hábitos e culturas miscigenadas. Por isso nunca me senti uma forasteira. Sou parte dela. Com ela cresci, amadureci e finquei raízes. Solo generoso que supriu minhas necessidades me fez forte. Brasília é mãe, pai e para os de minha geração que a escolheram como terra uma irmã, um pouco mais velha, que na ausência dos pais cuida, afaga, briga, ama. Adota.

Em seus cinquenta anos sempre recebeu a todos de braços abertos. Houve quem não se deixasse abraçar. Houve quem lhe virasse as costas. Houve ainda quem lhe fizesse mal. E mesmo nesses momentos mais sofridos de sua existência e luta para ser reconhecida como cidade-mãe de todos os brasileiros, nunca deixou de dar as boas-vindas.

Que venham todos, que perambulem em suas largas avenidas, que olhem seu horizonte à vista de qualquer ângulo, que lavem os pés nas águas do Paranoá, que vasculhem suas quadras e setores, que parem para admirar os pores do sol, que se deslumbrem com a lua vermelha e cheia das épocas de seca, que ouçam os pássaros e corujas, que se sintam enfim em casa, como eu.

* Jornalista e professora de Telejornalismo

3 comentários:

  1. Achei curiosa a humanização da cidade que abraça e feito mãe, adota. A sua prosa foi uma homenagem poética que a cidade ganhou feliz.

    Destaco: "E mesmo seus netos traziam, além da carga genética, costumes, hábitos e culturas miscigenadas".

    Prova de amor maior não há: o DNA da cidade foi incorporado pelos forasteiros, que, se não confessam, pelo menos insinuam.

    ResponderExcluir
  2. amo essa cidade onde vivo mais da metade de minha vida. A adotei e ela me adotou. Sou mesmo parte dela. beijos

    ResponderExcluir
  3. Que lindo texto, Aliene, percebe-se o amor que você sente por Brasília.
    Beijos

    ResponderExcluir