Emoção e arte
O polêmico escritor inglês, Oscar Wilde escreveu, em certa
ocasião: “A emoção pela emoção é a finalidade da arte. A emoção pela ação é a
finalidade da vida. É a essa organização da vida que chamamos de sociedade”.
Isso traz à baila uma questão que divide artistas de todas as artes há muito
tempo. Raras obras artísticas, se é que exista alguma, são compostas “exclusivamente”
de sentimentos, ao contrário do que os leigos supõem. Charles Chaplin afirmou: “A
arte é uma emoção suplementar que é somada a uma técnica hábil”. Ou seja, a
emoção está presente na obra, mas não é sua substância. Pode ser (e geralmente
é) seu fator deflagrador, a centelha que induz à sua produção (isso que muita
gente chama de “inspiração”). Sozinha, todavia, não se sustenta. Requer outros
elementos, outros tantos fatores, e todos objetivos, para se concretizar.
Escrevi, certa ocasião, em uma de minhas tantas crônicas: “O
artista, em especial o poeta, desenvolve com anos de exercício a aptidão de
explorar sutilmente o subconsciente à cata de emoções que lhe sirvam de
matéria-prima para maravilhosas obras de arte. Sons, imagens, odores, sensações
agradáveis ditadas pelos cinco sentidos, são transformados por esses criadores
(que valorizam e dão nobreza à vida humana) em melodias, telas, esculturas,
palavras que formam metáforas bem ajustadas e harmoniosas. Com o talento de que
são dotados, nos transmitem suas emoções, às quais agregamos as nossas, ditadas
por nossa própria experiência pessoal”.
Todavia, não afirmei (e nem ousaria afirmar) que as emoções
sejam “a própria arte”. Não são. São, isso sim, “matérias-primas” que precisam
ser trabalhadas, e com habilidade e técnica, para que adquiram essa condição. Caso
contrário, não haverá obra alguma. O sentimento, nu e cru, portanto, não é
artístico. Artística é a forma que lhe damos com o uso da razão. O poeta inglês
William Wordsworth foi até mais explícito a respeito. Observou: “A poesia é o
transbordamento espontâneo de sentimentos intensos: tem a sua origem na emoção
recordada num estado de tranqüilidade”.
O Pai da Psicanálise, Sigmund Freud, recomendava, (como
destaquei e reiterei muitas vezes), a quem quisesse conhecer os mais secretos
compartimentos da mente, que consultasse não psicanalistas, mas os poetas. Por
que? Por atribuir-lhes (creio que com razão) conhecimentos interditos às
pessoas comuns, no que se refere a sentimentos. Poucos estão tão familiarizados
com o seu trato como eles. Mas não é prudente, no caso do escritor (poeta ou
não) escrever quando tomado por intensa emoção. O correto, no meu entender, é
agir como Wordsworth recomenda. Ou seja, “recordar” esse sentimento sobre o
qual pretendemos tratar (e transmitir ao nosso leitor) e trabalhar essa
matéria-prima “num estado de tranqüilidade”. Caso contrário, correremos o risco
de ou sermos incoerentes e incompreensíveis, ou resvalarmos para a perigosa e
indesejável pieguice.
Fernando Pessoa era cético sobre a possibilidade de se
produzir uma obra racional, de conteúdo denso, com sinceridade e verdade, se o
artista se deixar levar apenas por seus sentimentos. Escreveu: “Toda a emoção
verdadeira é mentira na inteligência, pois se não dá nela. Toda a emoção
verdadeira tem, portanto, uma expressão falsa. Exprimir-se é dizer o que se não
sente”. Não chegaria a tanto. Mas há inegável fundo de verdade nisso. Há
emoções tão complexas e profundas, que por maior que seja nossa habilidade, não
encontramos palavras que as exprimam sequer aproximadamente, muito menos com
exatidão. Elas não existem. Tanto que os poetas (mas não só eles) recorrem
amiúde a metáforas no afã (em vão) de descrevê-las.
Não, caro leitor (que também seja artista de qualquer arte),
não me interprete mal, não estou recomendando que você abra mão das emoções ao
produzir suas obras. Não se trata disso. Nem sei se isso é possível. Até
porque, se o fizer, provavelmente estará inviabilizando a produção artística
que tenha em mente. Aconselho-o, isto sim, a agir com prudência, ponderação e
bom senso. Até porque, nem toda emoção é positiva, construtiva e digna de ser
transmitida ao “consumidor” de sua arte. É preciso exemplo? Lá vai. Lembre-se
que o ódio, a inveja e o ciúme, entre tantos outros sentimentos, também são
emoções. E nem forçando a barra pode-se dizer que sejam inspiradoras de beleza,
grandeza e transcendência. Claro que não são. Emocione-se sempre, sim, mas
positivamente. Analise essas emoções. Veja se elas merecem ser matérias-primas
para uma obra de arte. Em caso afirmativo, transmita-as e suscite-as nas
pessoas às quais sua obra seja voltada, sem receio ou vacilação.
Boa leitura.
O Editor.
Acompanhe o Editor pelo twitter: @bondaczuk
A emoção é muito mais forte do que as palavras. Os sentimentos negativos, dificilmente criarão arte, embora letras de canções tenham repetidamente o ciúme como tema.
ResponderExcluir