domingo, 25 de janeiro de 2015

Compras na 25 de março


* Por Fábio de Lima


No sábado acordei cedo e fui à rua 25 de março. Esta rua é o lugar mais famoso do comércio popular de São Paulo. Na verdade, ela e suas adjacências formam o maior shopping a céu aberto do Brasil. Lá você encontra de tudo. Os preços são muito bons. A procedência dos produtos nem tanto – mas quem vai à rua 25 de março está preocupado, principalmente, com variedade e preço. O resto é resto – mero detalhe!

Sai de casa para um ato nobre, embora não pareça. Fui ao centro do comércio popular de São Paulo comprar DVDs para a minha filha. Desenhos animados que ela gosta tanto. Sei que um jornalista não deve dizer que colabora com a pirataria. Isso é prática ilegal. Isso lá é exemplo de boa conduta, caráter e idoneidade? A pirataria traz tantos prejuízos para empresas, artistas e governo. E eu, réu confesso! Imagine?! Dane-se! Fui comprar DVD pirata e informo que comprei logo 6, pagando apenas 20 real (sic)!

Eram 9h00 e a rua 25 de março já estava cheia. Havia gente por todos os lados – mas eu não estava encontrando os vendedores de DVDs. Logo descobri a explicação. Gritos de “rapa”, “rapa”, “rapa”, eram ouvidos no momento que eu chegava. Quando vi os guardas metropolitanos andando em grupo e olhando para todo mundo com caras feias, percebi que o momento era complicado. Esperei alguns minutos e logo encontrei gente vendendo DVDs novamente. Como diz meu pai, a paciência sim que é virtude – as outras qualidades são apenas adjetivos.

Se você compra 1, eles cobram 5 reais. Se você compra 3, eles cobram 10 reais. Cada DVD é testado na hora para você não comprar um produto sem qualidade. O atendimento é excelente. O vendedor conta a sinopse dos filmes e ainda informa qual produção está nos cinemas – qual está nas locadoras – qual é refilmagem e qual é remasterização. Nem o Rubens Ewald Filho consegue ser tão claro quando o assunto é filme!

Comprei 3 infantis para minha filha: O Cão e a Raposa, produção Walt Disney, A Dama e o Vagabundo II, também uma produção Walt Disney, e Barbie Fairytopia, que marca na capa ‘Um filme totalmente novo’. Aproveitei a promoção e comprei para mim: Profecia 666, refilmagem de um clássico dos anos 70, A Casa do Lago, que está em cartaz nos cinemas, e Vôo United 93, que também está em cartaz nos cinemas.

Cometi um ato ilegal? Além disso, não deveria contar essa passagem do meu final de semana no site Comunique-se? Confesso que estou chateado, mas não por estas observações. Quando deixei a rua 25 de março fui à rua Santa Efigênia e passando pelo viaduto, com o mesmo nome, encontrei 5 DVDs por 10 reais. O vendedor da 25 de março me passou a perna!

Amigo leitor, jornalista ou não, os problemas sociais do Brasil são muito mais graves do que os nossos preconceitos e pré-conceitos. Dia 1º de outubro está chegando e lembre-se que ainda não foi inventada moradia pirata ou alimentação pirata. Talvez por isso tanta gente em nosso país não tenha onde morar e o que comer. Ah..., já ia me esquecendo de contar que ao chegar em casa a minha filha de 3 anos me deu um sorriso lindo e disse: que legal papai, você trouxe desenho até da Barbie!

*Jornalista e escritor ou “contador de histórias”, como prefere ser chamado. Atua como repórter freelancer para o jornal Diário do Comércio (SP) e é diretor de programação da Cinetvnet (TV pela WEB). Está escrevendo seu primeiro romance, DOCE DESESPERO.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário