segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Fim e começo de ano

* Por Roberto Corrêa

Quase estamos repetindo os outros finais de ano, em que parece nos esquecemos de tudo e pensamos exclusivamente em viagens, em descansar, usufruindo alguns dias de férias.

Nos casos dos idosos, em cuja lista me incluo, com abençoada satisfação e disposição, a simples recordação das viagens e passeios já nos satisfaz e constatamos que a mocidade é época de absoluta coragem para empreendimentos, como tais de enfrentar distâncias, estradas e aglomerações. Aí temos de nos contentar com as reflexões que são inúmeras, pois com a pequena movimentação a que nos submetemos é inevitável a sobra do tempo para outras ocupações pertinentes.

O problema das reflexões é que a temática nem sempre é de interesse dos leitores, a grande maioria em plena juventude ou maioridade onde as atividades físicas nas omnímodas manifestações e movimentações, prevalecem.

Talvez um balanço das atividades principais concretizadas no decurso do ano ou agora em seu final tenhamos algo de bom de se tornar realidade. Talvez, a discrição ou o perigo de se extravasar em meras possibilidades nos faça entender que a oportunidade de revelação surja naturalmente e não nos precipitemos em nada.

Melhor mesmo é passar a aguardar a passagem do Ano, com suas espetaculares possibilidades que o Novo Ano nos oferecer as tão sonhadas perspectivas, abundantes e plenas de otimismo com a vida de esperança, alegria e felicidade, que a conjunção dos astros nos oferece nesta época festiva.

Adequadas reflexões nos direcionam para o enfoque religioso, pois o início do ano também consistirá na produtividade dos projetos que embalamos no final do ano e chegou o momento de concretizá-los. Evidente que só os esforços pessoais não serão suficientes, pois quase tudo depende de esforços externos que em última análise depende da poderosa Mão Divina.

Dentro do Cristianismo que adotamos nada deixa de ser concretizado sem a permissibilidade Divina, de maneira que o mais adequado para conseguirmos a realização de nossos projetos é orar.

Dentre os diversos tipos de oração podemos “in casu”, optar pela súplica à Divina Misericórdia, no sentido de atendê-la desde que nossas reivindicações estejam de acordo com sua Santíssima Vontade. Feliz ano novo!
  
* Roberto Corrêa é sócio do Instituto dos Advogados de São Paulo, da Academia Campineira de Letras e Artes, do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico, de Campinas, e de clubes cívicos e culturais, também de Campinas. Formou-se pela Faculdade Paulista de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Fez pós-graduação em Direito Civil pela USP e se aposentou como Procurador do Estado. É autor de alguns livros, entre eles "Caminhos da Paz", "Direito Poético", "Vencendo Obstáculos", "Subjugar a Violência”, Breve Catálogo de Cultura e Curiosidades, O Homem Só.


Nenhum comentário:

Postar um comentário