segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Vamos juntos?

* Por Clóvis Campêlo

Quem ainda ama os Beatles e os Rolling Stones, sabe que Abbey Road foi o último disco gravado pelo Fab Four antes do fim da banda. O disco traz na sua bagagem a responsabilidade de ser considerado um dos melhores do grupo e de estar incluído na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame. Uma glória!

Professor da Universidade de Harvard, Timothy Leary foi expulso da instituição nos anos 70, depois de ter promovido uma experiência coletiva de alunos com o LSD. Libertário, o professor entendia que a droga trazia benefícios terapêuticos e espirituais para quem a utilizava. Amigo pessoal de John Lennon, Leary, ao lado de Bárbara, sua mulher, participou do vídeo “Give Peace a Chance”, protagonizado pelo ex-beatle e Yoko Ono, na cama, onde cantavam o hino de paz e esperança.

Leary faleceu em 1996, tendo a sua cabeça sido separada do corpo e congelada, conforme a sua vontade expressada em vida, e o restante do corpo cremado e transportado pela nave espacial Pegasus para ser jogado no espaço sideral. Tudo isso pago com antecedência, é claro, que o establishment do Tio Sam não brinca em serviço.

No disco Abbey Road, Lennon fez a música “Come Together” para Timothy, baseado no slogan deste na sua campanha para o governo do Estado da Califórnia, em 1969: “Come Together, Join The Party”. Candidato autônomo, longe do arbítrio dos partidos Democratas e Republicanos, Leary não logou êxito e a música terminou sendo incluída na play list do disco famoso.

Consta que McCartney não gostava da canção por conta da frase “shot me” (atire em mim) aparentemente desconexa que Lennon pronunciava nas suas entrelinhas. No jargão dos viciados em heroína (Lennon era um deles) a expressão significava “injete em mim” e Paul achava que isso poderia trazer para o grupo problemas com a justiça e os fãs.

Nada disso, porém, aconteceu. Apesar de não ter sido gravada da maneira que Lennon queria (sem guitarras), a música, que abre o antológico disco, transformou-se em um grande sucesso, sendo gravada posteriormente por gente também famosa como o Aerosmith e Michael Jackson.


* Poeta, jornalista e radialista

Nenhum comentário:

Postar um comentário