segunda-feira, 7 de novembro de 2016

O Príncipe dos Prosadores Brasileiros


O escritor maranhense Humberto de Campos – que no seu tempo ostentou o título de “Príncipe dos Prosadores Brasileiros” – nascido em 25 de outubro de 1886 (que teria completado, portanto, em 25 de outubro de 2016, 130 anos de idade caso, por algum desses fenômenos raros e inexplicáveis, ainda estivesse vivo) é uma dessas figuras que sempre me fascinaram. Esse fascínio veio tanto por sua forma peculiar de escrever, quanto pelas “peripécias” que viveu ao longo de uma vida bastante curta. Afinal, morreu, no Rio de Janeiro, em 5 de dezembro de 1934 (aos 48 anos de idade, portanto), após uma cirurgia mal-sucedida, Tomei contato pela primeira vez com seus textos quando ainda garoto, que mal havia entrado na adolescência, em 1958, quando tinha só quinze anos de idade. Desde então, nunca mais deixei de lê-lo, e de escrever a seu respeito, embora nunca tenha publicado aqui, neste espaço, nada do tanto que escrevi sobre este escritor, que exerceu (e continua exercendo) enorme influência na minha maneira de pensar e de escrever. Por que? Não sei explicar. Provavelmente, por mero acaso.

Dia desses, refletindo sobre minhas preferências literárias, concluí que elas se devem em grande parte à obra de Humberto de Campos. A grande maioria dos cerca de 40 livros que publicou (muitos dos quais, diga-se de passagem, foram publicados postumamente) é constituída de crônicas e de contos. Ou seja, exatamente os gêneros de que me considero “especialista”, os da imensa maioria dos meus textos. Seria só coincidência? Não creio. Subconscientemente, estou convicto que fui influenciado pelo escritor maranhense. Em 1984, quando me propus a escrever um ensaio para homenageá-lo por ocasião dos 50 anos de sua morte, que ocorreu naquele ano, “descobri” que ele também foi poeta, Foi quando adquiri, em um sebo, o seu livro “Poesias completas”, publicado em 1933. Bem, na arte de Camões e de Bilac devo dizer que não fui influenciado por Humberto de Campos. Comecei a escrever poesias (se é que os toscos “versinhos” que então perpetrei podem ser classificados pomposamente como tal), cinco anos antes de conhecer este que foi um dos meus “gurus” literários.

O escritor maranhense foi, como eu, também jornalista. O jornalismo foi a grande fonte da sua receita, a atividade com que se sustentou. Passou, como eu, algumas dificuldades financeiras. Teve que escrever copiosamente, crônicas e mais crônicas, contos e mais contos, para se sustentar. Como eu, a maioria dos seus livros é composta de textos que publicou antes na imprensa, escritos, especificamente, para jornais. Mesmo quando estava bastante doente, não parou nunca de escrever. Não podia. Tinha que ganhar “o pão nosso de cada dia”. Não tinha, óbvio, os recursos que temos hoje (longe disso). Não dispunha, por exemplo, de um computador, que facilita tanto a redação e, principalmente a revisão. Escrevia ora à mão, ora, anos mais tarde, em uma velha máquina de escrever, que era uma raridade naquele início de século XX.

Suas pesquisas, quando necessárias (e elas quase sempre são), tinham que ser feitas em bibliotecas públicas. Mas, onde tempo para tal?! Humberto de Campos não tinha, como eu tenho, um “Google” ao seu dispor. E nem uma “Wikipédia”. Tinha que arrancar tudo na “unha”. Dependia quase sempre apenas da memória. E que memória a sua! Mas era tão genial que, mesmo com tantos obstáculos, produziu textos magníficos, tão preciosos e geniais que lhe valeram, inclusive, uma cadeira na Academia Brasileira de Letras.

É, sobretudo, essa sua “garra” (além, claro, da qualidade dos seus escritos) que me inspirou e continua me inspirando nessa inglória trajetória pelo fascinante, mas repleto de frustrações, mundo das letras. Mesmo tendo que escrever às pressas, para atender a todas as encomendas de jornais e assim garantir seu sustento, sem contar com os recursos que hoje contamos e que tanto facilitam nossa tarefa, seus contos e suas crônicas eram tão bons, que lhe valeram, como citei no início destes comentários, o título de “Príncipe dos Prosadores Brasileiros”. Há muito essa designação foi esquecida. E talvez a sua obra também venha a ser, o que se constituiria em mais uma das tantas injustiças que caracterizam a humanidade caso ocorra.

Por sugestão de amigos, proponho-me a reproduzir, nos próximos dias, aqui neste espaço, o longo ensaio que escrevi a propósito de Humberto de Campos e que publiquei na página 20 do jornal “Correio Popular” de Campinas, na edição de um sábado, 14 de janeiro de 1984. Dada sua extensão, ele será reproduzido em vários dias, dada a limitação de espaço com que contamos. Fiz algumas (poucas) alterações nesse texto, fruto de novas descobertas que fiz desde então, com os recursos que hoje disponho. O ensaio em questão é todo baseado em seu livro “Memórias”, o primeiro do gênero que ele publicou (ele publicaria alguns outros na sequência, em complemento a este). Essa obra abrange sua infância e juventude, períodos repletos de dificuldades, que o acompanhariam ao longo de toda a sua vida. Este é um dos textos em que mais me empenhei, escrito com paixão, porquanto me identifiquei (e me identifico) com esse magnífico, posto que polêmico, personagem. Aguardem.

Boa leitura!

O Editor.

Acompanhe o Editor pelo twitter: @bondaczuk                   

Um comentário:

  1. Por volta dos 11 anos fiz alguns estudos de textos escolares de autoria de Humberto Campos. Apreciava, do jeito que tinha então capacidade de apreciá-lo, e agora, sei que vou gostar muito de conhecê-lo mais, pois, para mim, estava esquecido.

    ResponderExcluir