domingo, 13 de novembro de 2016

Faço arte por instinto

* Por Pedro J. Bondaczuk


Faço arte por instinto, amada.
Meus versos são naturais.
São como navalha afiada
Que não perde o fio jamais.
Incontroláveis ecos da alma,
sem começo, meio ou fim,
rompem o silêncio e a calma,
são pálidos reflexos de mim.
São imensos gritos de liberdade,
São o abc de minhas aspirações
são retalhos de infinda saudade,
de vasta emoção mal resolvida,
são resumos de mil sensações,
são, sobretudo, veneração á vida.

São versos rústicos, contudo,
selvagens desabafos de nostalgia,
são suspiros de uma angústia fria,
são lancinantes gemidos de dor.
Minha arte, amada, é, acima de tudo,
a mais legítima expressão de amor.

Meus versos têm autenticidade.
Minha arte é uma carta de alforria.
É espontâneo brado de liberdade.
tem o real DNA da poesia,
é ficção, sem deixar de ser verdade.

Meus versos são flores efêmeras,
frágeis, passageiras, mas belas,
são minha vitória e meu revés.
São roxas, vermelhas e amarelas,
de todos os matizes e toda cor,
que deposito, contrito, a seus pés
com reverente e intenso fervor.
Meus versos, amada, asseguro,
com ênfase e tantas emoções,
embora primitivos, eu juro,
são lidimas, autênticas expressões,
(como qualquer um intui ou vê),
do incontido, do infinito amor
que sempre, sempre senti por você.

(Poema composto em Campinas, em 5 de novembro de 2016).

* Jornalista, radialista e escritor. Trabalhou na Rádio Educadora de Campinas (atual Bandeirantes Campinas), em 1981 e 1982. Foi editor do Diário do Povo e do Correio Popular onde, entre outras funções, foi crítico de arte. Em equipe, ganhou o Prêmio Esso de 1997, no Correio Popular. Autor dos livros “Por uma nova utopia” (ensaios políticos) e “Quadros de Natal” (contos), além de “Lance Fatal” (contos), “Cronos & Narciso” (crônicas), “Antologia” – maio de 1991 a maio de 1996. Publicações da Academia Campinense de Letras nº 49 (edição comemorativa do 40º aniversário), página 74 e “Antologia” – maio de 1996 a maio de 2001. Publicações da Academia Campinense de Letras nº 53, página 54. Blog “O Escrevinhador” – http://pedrobondaczuk.blogspot.com. Twitter:@bondaczuk


Nenhum comentário:

Postar um comentário