terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Bendita imaginação

A televisão tem enorme potencial para ser ferramenta por excelência de divulgação das melhores obras de ficção da Literatura brasileira. A Rede Globo, por exemplo, já apresentou várias minisséries baseadas, sobretudo, em contos de alguns dos nossos melhores ficcionistas, com a reconhecida competência técnica que tem e, principalmente, com o talento de magníficos atores e atrizes que beiram a perfeição na arte de representar (a despeito de não serem reconhecidos internacionalmente) e que podem ser considerados entre os melhores do mundo. Nossa dramaturgia alcançou tal nível, que não fica devendo nada a ninguém, nem a norte-americanos, nem a franceses, nem italianos, suecos, russos etc.

É certo que essas produções são, ainda, bastante escassas, a despeito de eu me lembrar de pelo menos vinte delas, e não têm a desejável continuidade. Há muitos, muitíssimos contos, de excepcional lavra, que poderiam (e entendo que deveriam) ser adaptados para a TV, tirando do ostracismo escritores notáveis, que começam a ser esquecidos, o que se constitui não apenas em prejuízo para suas memórias, mas, sobretudo, perdas irreparáveis para a Literatura e a cultura nacionais. Há tanto programinha mambembe, que não serve para absolutamente nada, gastando tempo que poderia (e deveria) ser melhor aproveitado na apresentação de obras marcantes de nossos ficcionistas. Mas...

Enquanto existiu, a Rede Manchete rivalizou com a Globo na apresentação de minisséries nacionais, entre as quais destaco (entre tantas outras que produziu e exibiu) “A Marquesa de Santos”, baseada na obra do escritor paulista (da cidade de Tatuí), Paulo Setúbal. Ela fez grande sucesso, em 1984, trazendo ao conhecimento do público essa instigante personagem do início do século XIX, que virou a cabeça (que nem era tão difícil assim de virar) do “pai” da nossa independência e uma das figuras mais controvertidas da nossa História, o imperador Dom Pedro I (mais tarde rei de Portugal, posto que por curtíssimo período, com o título de Dom Pedro IV).

Confesso, de público, que um dos meus maiores sonhos, com escassíssimas (quase nulas) probabilidades de se concretizar, é o de ver um dos meus tantos contos adaptado e transformado em minissérie da Globo. Claro que o ideal seria a adaptação de vários deles, mesmo que não todos, mas isso raia ao absurdo, de tão improvável que é. Pretensão da minha parte? Sem dúvida! E das mais, digamos, megalomaníacas. Mas... por que não?! As histórias estão escritas, são interessantes (e, quem duvidar, basta me solicitar que lhe envio uma cópia, para que confira por si só) e têm conteúdo dramático, que se presta, perfeitamente, não somente à televisão, mas também ao cinema.

Reitero que tenho plena noção dessa improbabilidade que raia, quase, à impossibilidade. Só não é impossível, contudo, porque os contos existem, já estão escritos, embora só uma meia dúzia deles tenha sido publicada nos dois livros do gênero que tive a “ousadia” de lançar: “Quadros de Natal” e “Lance Fatal”. As melhores histórias que escrevi permanecem inéditas, o que mostra certa falta de critério minha em selecionar o que poderia (e deveria) publicar, para não dizer rigorosa e calamitosa incompetência nesse aspecto, o que de fato foi. Mas... A bobagem já foi perpetrada. Não que os contos publicados não sejam bons, não é isso. Mas não são meus melhores. Os mais expressivos continuam inéditos (espero, porém, que não por muito tempo).

Eu poderia manter esse sonho, de ver algum conto meu ser transformado em minissérie da Globo, rigorosamente “secreto”, sem revelá-lo, sequer, para minha mulher e não correr, assim, o risco de cair em ridículo publicamente e de ser considerado, até, insano. Todavia... sou adepto do que classifico, até em tom de galhofa, de “tática da galinha”. Essa ave caracteriza-se por fazer alarde do produto que produz, claro, o ovo. Todos sabem quando botou algum, pela algazarra que faz.

Entendo que quem produz alguma obra (não importa de que natureza) deva agir da mesma forma, se entender que ela é boa e que mereça ser conhecida. Não nego que corremos o risco de equívoco nesse autojulgamento e que o produto do nosso intelecto (ou das nossas mãos, não importa) não ser exatamente o que pensamos.

Temos, neste caso, de estar preparados para administrar frustrações advindas desse erro de avaliação. Aliás, o escritor tem que estar familiarizado a toda a sorte de decepções, pois raramente escapará de alguma delas, se não de dezenas, centenas, milhares e vai por aí afora. Elas são inerentes a quem dependa de terceiros para ser bem sucedido ou fracassar no que quer que faça. É o caso da coruja, que certamente acha seus filhotes lindos, opinião, convenhamos, que não é compartilhada por praticamente ninguém. Nós também consideramos nossos “filhos espirituais” maravilhosos, perfeitos, a salvo de reparos. Todavia...

Mesmo ciente de todos os riscos possíveis e imagináveis, provavelmente motivado por exacerbada vaidade – esse “suave veneno” que circula nas veias (creio) de todas as pessoas, mas que é mais observável nos artistas (sobretudo, nos escritores) – não abro mão desse recorrente sonho, dessa megalomaníaca pretensão (como queiram) e farei tudo o que estiver ao meu alcance para tornar real essa inofensiva fantasia. Bendita (ou seria maldita? Deixa pra lá!) imaginação!

Boa leitura.

O Editor.

Acompanhe o Editor pelo twitter: @bondaczuk

2 comentários:

  1. Sugiro que se inscreva em alguns concursos de contos. Há muitos na internet e "ousei" até em inscrever alguns meus. Não obtive êxito (ainda) mas aludindo a galinha com seu alarde (como sabiamente menciona) vou continuar tentando. É preciso que apostemos todas as fichas (há de convir) e assim, quem sabe, ganhar projeção nacional, quem sabe...

    ResponderExcluir
  2. Ficou sem internet novamente? Até a hora de me deitar ontem, não consegui ver a atualização do blog Literário. Hoje de manhã, a surpresa: encontro Pedro Bondaczuk deitado no divã. A internet faz coisa! Invejo seus planos/pretensão. Mal tenho vontades que não chegam a desejos, e muito menos sonhos. Preciso revitalizar meus pensamentos e ler seu editorial poderá me fazer mais ambiciosa, mais energizada. Só não quero ficar mais frustrada, embora tenha atingido conquistas que jamais poderia supor. Quanto ao seu sonho, você tem todos os neurônios, dom e talento para que tal aconteça. O que falta é a conexão certa. Desejo-lhe boa sorte!

    ResponderExcluir