domingo, 29 de novembro de 2009


Gosto do leitor

Caríssimo leitor, boa tarde. Que primavera mais maluca é esta, de 2009! Esta estação tem se caracterizado por seca na Amazônia, redundando em absurda mortandade de peixes, contrastando com os dilúvios turbulentos no Sul e com a instabilidade do tempo no Sudeste. Mas não é bem este o assunto que me proponho a tratar neste domingão de decisões no futebol, com a realização da penúltima rodada deste atípico Campeonato Brasileiro da Série A.
É possível a um escritor detectar o gosto da maioria dos leitores? E, vou mais longe em minha indagação: caso a resposta seja afirmativa, é válido que ele se deixe pautar por essa preferência, de olho, apenas, nas possíveis vendas da sua produção?
Quanto à primeira pergunta, entendo que podemos ter uma idéia aproximada do que o leitor gosta de ler. Contudo, certeza, certeza mesmo, não acredito que possamos ter. Sequer sabemos quantos e quem são esses leitores. Não há estatísticas confiáveis a respeito. E o único recurso que nos resta é o utilizadíssimo, mas sempre furado “chutômetro”.
Mesmo que soubéssemos das preferências desse personagem central e decisivo da nossa atividade (o que não sabemos), entendo que estas não deveriam, nunca, nos servir de parâmetro, e muito menos de pauta, para não nivelarmos o mundo das letras e da cultura por baixo. O livro não é, e nem pode ser tratado, como mera mercadoria, dessas vendidas em supermercados, ou em balcões de armazéns de secos e molhados, embora inúmeras editoras estejam agindo assim, de olho exclusivamente no faturamento.
Há aquelas cujo departamento de marketing é ativíssimo e cujas obras literárias selecionadas para publicação recebem, antes, o crivo e o aval desse setor, além do mesmíssimo tratamento que receberiam uma geladeira, um fogão ou um microondas qualquer. Claro que não podemos remar a vida toda contra a maré. Não podemos deixar todo o espaço editorial disponível à mercê, apenas, dos que fazem da literatura (ou pelo menos tratam-na assim) como mero ramo de comércio.
Quando recomendo ao escritor que se mobilize e divulgue, o quanto puder, suas idéias, portanto, não estou pensando em cifrões, em recordes de venda ou em outras coisas do gênero, para mim triviais e secundárias. Não raro, não são nem isso. Até porque, como bem lembrou o Daniel Santos em comentário a um dos meus editoriais, nosso papel não é o de mascates a venderem produtos banais de porta em porta. Somos a mente e a alma de um povo. Somos os legítimos guardiões do idioma e das artes.
A divulgação se faz necessária, mas para pelo menos tentarmos “moldar” o gosto dos leitores, que sequer sabemos quem são, onde vivem e quantos são. Trata-se de um empenho para nivelar a cultura, sim, mas por cima. É impossível? Não sei! Mesmo que seja, somos Dons Quixotes contemporâneos por excelência e não nos cansamos de lutar contra moinhos da burrice e do mau-gosto.
Leio, todas as semanas, e pesquiso cuidadosamente, para publicar na coluna Estante, a relação dos livros mais vendidos no País. Dá para extrair, por ela, a média do gosto do leitor? Entendo que, de uma parcela (da que tem poder aquisitivo para comprar), sim. E, embora não me sinta habilitado a arbitrar o gosto de ninguém, o que detecto me decepciona e preocupa.
Com todo respeito aos atuais campeoníssimos de vendas, como Dan Brown, Stephenie Meyer, William Young e L. J. Smith, entre outros, as preferências do público consumidor de livros, balizadas pela propaganda, são deprimentes e desanimadoras. E a influência do marketing fica mais clara ainda se atentarmos para o fato de que astros e estrelas da TV, que se aventurem a publicar suas “reflexões” (mereceriam este nome?), num piscar de olhos se transformam em best-sellers, em detrimento dos verdadeiros escritores.
Que proveito estas “abobrinhas” vão trazer para a vida do cidadão que deixa importâncias consideráveis no caixa das livrarias? Acredito que nenhum. Fico mais preocupado ainda quando não vejo, nas relações dos mais vendidos, nenhum livro de poesias, ou de ensaios, ou do que considero autêntica e genuína literatura.
Reitero que não tenho o direito (e, mesmo se tivesse, não aceitaria a tarefa) de arbitrar o gosto de ninguém. Mas, a julgar pelas escassas e precárias formas de aferição disponíveis, que este não é dos mais refinados (e uso essa expressão apenas para ser educado), isso não é mesmo. Sei que estas colocações tendem a me tornar “persona non grata” para muitos editores. Azar deles!

Boa leitura.

O Editor.

Um comentário:

  1. Leitor é, hoje, tribo escassa, talvez em vias de extinção - fenômeno mundial, não apenas brasileiro. Ainda assim, a literatura prossegue, e só pode prosseguir do jeito de sempre: ao arbítrio único e indelegável do escritor, que só será respeitado enquanto assim se comportar, e não preocupado com uma produção ao agrado de qualquer. Disso, já se encarregam os patetinhas do esoterismo e da auto-ajuda. E acho que mais uma vez concordamos, caro Pedro.

    ResponderExcluir