sexta-feira, 12 de junho de 2009


O melhor de um livro

A leitura de determinados livros deve ser feita, sempre, com método e organização, para que se aproveite o melhor do seu conteúdo, sua essência, a mensagem que o autor pretendeu passar e que motivou sua redação e publicação. Nem toda obra pode ser lida da mesma forma, com a atenção concentrada apenas no enredo, sem se atentar para nuances e sutilezas.
Por exemplo, não se pode ler um ensaio da mesma forma que se lê um romance. Esse gênero, por si só, já sugere reflexões, idéias, informações que, se bem aproveitadas, tendem a nos ser úteis não apenas em nossa atividade, mas, sobretudo, em nossa vida. O mesmo ocorre com um livro de poesias. Poemas precisam ser “sentidos”, para serem valorizados, e não podem e nem devem ser lidos às pressas, sob pena de deixarmos escapar o que têm de melhor e, dessa forma, não fazermos justiça ao autor.
Mesmo alguns romances têm conteúdo que vai muito além do mero enredo, da ação, daquilo que o leitor desavisado entende que seja a sua essência. Muitos deles, trazem citações fantásticas, que nos podem ser sumamente úteis em vários sentidos.
Ao ler um livro, com as características que destaquei, convém ter à mão uma caneta e um bloco de anotações (de preferência uma agenda destinada a esse fim). Anote, meticulosamente, as coisas interessantes que encontrar. Verá que seu proveito dessa leitura será muito maior do que se você se limitasse a fazê-la de um só “sopro”, sem interrupções.
Alguns costumam grifar o que lhes interessa no próprio livro e fazer anotações à margem. Também vale. Todavia, recomenda-se, como mais adequadas, as anotações em papeias à parte. Afinal, todas as vezes que você copia um texto, mesmo que não se aperceba, o memoriza, se não na totalidade, pelo menos em boa parte dele.

Boa leitura.

O Editor.

Um comentário:

  1. Quando risco os livros com caneta preta e alguém vê, quer me castigar pelo absurdo. Nunca li um livro com essa atenção toda, fazendo anotações, exceto os de medicina. Não sei se viverei o suficiente para ler tudo que quero e ainda fazer as reflexões necessárias e as anotações. Mas tentarei.

    ResponderExcluir