terça-feira, 16 de junho de 2009


Saudável concorrência

A concorrência, quando feita em alto nível, com ética e respeito, é sempre sadia e desejável, em qualquer tipo de atividade. Monopólios, sejam quais forem, apenas favorecem a acomodação e, por conseqüência, afetam a qualidade.
Há inúmeros espaços literários internet afora. Pesquisei no Google e encontrei centenas de milhares, muitos dos quais, inclusive, com nome igual ao nosso. Mas isso não vem ao caso. A comparação mais importante foi quanto à qualidade, não apenas dos textos, mas, inclusive da edição. Devo reconhecer que muitos desses espaços são excelentes. Ademais, contam com participação bem maior do que a verificada no Literário nesta nova fase, em que é possível aferir o número de acessos no nosso espaço.
Todavia, em nenhum deles encontrei, por exemplo, o mesmo formato nosso, de uma página de computador por dia, o que não privilegia nenhum colunista em especial, permite que seja dado tratamento rigorosamente igual para todos, além de facilitar a leitura e a impressão das edições (que, reitero, muitos abnegados fazem e distribuem aos colegas que não têm computador).
Outra vantagem nossa, em relação à grande maioria de espaços como o nosso, são as ilustrações, que quebram a monotonia visual e atraem o olhar dos que lêem. Todavia, o ponto em que superamos praticamente a qualquer um refere-se à periodicidade. Nenhum site ou blog literário tem renovação diária de textos, como nós temos. Pelo menos não encontrei unzinho que fosse. Nossas edições são contínuas, o ano todo, sem interrupções nem aos sábados, domingos ou feriados. Ponto, portanto, para nós.
Óbvio que podemos melhorar. Por isso, o Editor está aberto a críticas e sugestões. Quem, por algum motivo, preferir fazê-las diretamente, é só lhe passar um e-mail (o endereço eletrônico é publicado todos os dias no índice das edições).
Contamos, hoje, com média de 300 acessos diários. É pouco? Pouquíssimo! O ideal é que fosse, no mínimo, de pelo menos 3.000, se não de 30.000. Temos 42 seguidores. Estes poderiam ser 420 ou 4.200. Exagero? De jeito nenhum!
Interessados em literatura existem aos montes (o que é excelente notícia para nós). Prova é o resultado da pesquisa feita pelo Editor no Google. Percebam o imenso potencial de crescimento que temos. E vamos crescer. No início de abril, por exemplo, tínhamos só 4 seguidores, hoje são 42. Tínhamos 20 acessos diários, hoje são 300. Não há, pois, motivo algum para desânimo. Pelo contrário! Estamos conquistando fatias da concorrência. Conquistaremos muito mais.

Boa leitura.

O Editor.

2 comentários:

  1. Não há de maneira alguma motivo para desanimar, Pedro e sim para comemorar. Avante, meu amigo!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Pedro, juntamos animação e persistência, minhas ,suas e dos demais. O resultado será sucesso. Há uma maneira de saber quanto tempo o visitante permanece no Literário? Esse dado nos dirá se houve apenas uma entrada ou se houve tempo para leitura.

    ResponderExcluir