segunda-feira, 26 de junho de 2017

Partilha de alegrias


A imensa maioria das pessoas, não importa em que época tenha vivido e nem sua condição social (e, portanto, material), tem o estranho hábito de apostar no que é negativo. Observe, por exemplo, as conversas numa roda de amigos. Você notará, com a maior facilidade, que os assuntos tratados, mesmo os mais triviais, para não dizer banais, são, invariavelmente, todos de críticas, intrigas, fofocas e maledicências.

Ou, então, são de notícias ruins, dando conta de tragédias, de violência e de crise. É certo que os meios de comunicação contribuem, demais, para essa postura. E esse não é sequer, como se pensa, fenômeno exclusivo do nosso tempo. A leitura de jornais e de livros do passado, não importa se recente ou muito remoto, por exemplo, mostram que sempre foi assim.

Partilhamos com os outros tristezas, mágoas, queixas, frustrações e uma infinidade de coisas negativas, na vã esperança de recebermos ajuda para amainar, senão eliminar nossas aflições. Não eliminamos. Pelo contrário, subconscientemente, alimentamos nossas angústias, multiplicando-as exponencialmente.

Ocorre que nosso interlocutor convive, amiúde, com os mesmíssimos problemas que nós e espera, por sua vez, que o ajudemos, da mesma forma que esperamos a sua ajuda. É o típico caso, portanto, de um cego tentando guiar outro cego. Esse tipo de conversa não passa, pois, de mera perda de tempo, o que, em vez de nos ajudar, vai nos complicar ainda mais, posto que nem sempre percebamos isso.

Há um tipo de partilha, porém, que tem um benéfico e bem-vindo efeito multiplicador e que, na verdade, é o antídoto que tanto procuramos para anular os efeitos dos venenos da alma. É o de alegrias. É o do bom humor. É o do otimismo, da crença que todos os males são passageiros e que o amanhã pode (se assim quisermos) ser muito melhor do que o aflitivo presente.

Dizem, os pessimistas, não sem uma certa dose de razão, que “nada é tão ruim que não possa piorar”. Mas os otimistas igualmente estão certos ao inverterem essa premissa para “nada é tão bom que não possa se tornar melhor”. Qual das duas afirmações você prefere? Se for a primeira, está na hora de mudar seus referenciais. Ou, em casos extremos, de procurar, com urgência, ajuda de algum especialista.

Da minha parte, opto pela segunda colocação. Aprendi, ao longo dos anos, depois de apanhar muito da vida, que o pensamento positivo me predispõe a vitórias inacreditáveis. E quando sobrevêm os fracassos, seus efeitos são minorados pela sólida crença numa reversão de expectativas no amanhã.

Sempre que me sinto tentado a pensar no negativo, lembro da personagem Scarlet O’Hara, do clássico de Hollywood, “O vento levou”, que diante da catástrofe pela qual passava, em decorrência da guerra civil norte-americana, não se perdia em lamúrias e nem cogitava em se matar. Cerrava os dentes, e exclamava, cheia de confiança e de energia: “Amanhã será outro dia!”.

Está aí magnífico lema para nossas vidas. Que tal você enquadrar essas palavras, em letras garrafais, e colocá-las em um lugar bem visível do seu gabinete de trabalho? Com o tempo, elas serão gravadas em seu subconsciente e você haverá de encarar os fatos, próprios ou alheios, na devida perspectiva. Deixará de ser triste, mal-humorado e infeliz, e portanto desagradável aos que o cercam e até a você mesmo.

É isso, leitor amigo, “amanhã será outro dia!”. Experimente partilhar com os outros seu bom humor, otimismo, esperanças, fé e, sobretudo, alegrias. Em um primeiro momento, é verdade, você corre o risco de ser encarado como alienado. Mas, esteja certo, as pessoas não irão se afastar de você, como se tivesse alguma doença grave e contagiosa. Sua atitude, aos poucos, irá ter efeito multiplicador. Transformará, sem que estes se apercebam, a de seus interlocutores.

O dramaturgo dinamarquês, Henrik Ibsen, declarou, em uma de suas peças, pela boca de um dos seus personagens: “Pode-se ficar alegre consigo mesmo durante um certo tempo, mas a longo prazo a alegria tem de ser compartilhada por duas pessoas”. Busque, apenas, a companhia de quem esteja disposto a fazer essa partilha ou a aceitá-la, caso seja você o partilhador.

Nada, absolutamente nada é tão bom que não possa melhorar. Esta tem que ser a sua crença, nos momentos favoráveis e, sobretudo, nos aziagos. Isto é o que você deve partilhar com as pessoas que ama e mesmo com as que detesta. Haja o que houver, aconteça o que acontecer, “amanhã será outro dia”. E pode (por que não?) ser o da sua maior vitória na vida, caso acredite, de fato, que o seja e se predisponha para tal.

Boa leitura!

O Editor.


Acompanhe o Editor pelo twitter: @bondaczuk

Um comentário:

  1. Trombo a toda hora em desastres, mas, embora pense sempre no pior, imagino que logo vai passar. Tem me dado força para enfrentar as tantas doenças que tenho.

    ResponderExcluir