terça-feira, 6 de junho de 2017


O que vêm fazendo nossos governantes



*Por José Calvino


A ex-presidenta Dilma Vana Rousseff foi a primeira mulher a ser eleita presidente da República. Apoiada por Lula, esteve nos mais de sete anos de governo do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva primeiro como ministra de Minas e Energia e, a partir de 2005, como chefe da Casa Civil. Dilma defendeu posição desenvolvimentista, o que gerou atritos com a equipe econômica e a área ambiental do governo. O confronto mais rumoroso resultou na saída do Ministério do Meio Ambiente da senadora Marina Silva (PV-AC).

Com o programa do governo Lula, onde cada brasileiro fazia três refeições por dia (Fome Zero), eu tinha certeza de que aconteceria isto... Pois Dilma não ficou atenta à trajetória dos políticos, porque suas alianças comprometeram, e muito, o futuro em prol do social.


Quem não se lembra do então deputado Severino Cavalcanti, quando membro da mesa diretora, querendo ter seus 15 minutos de fama em cadeia nacional? Quando ele fez uma comparação entre sua vida e a do então Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, dizendo que ambos vieram da região do Agreste pernambucano, retirantes da seca e com profundo conhecimento dos problemas vividos pelos sertanejos?

Na sua biografia, o então deputado esqueceu de dizer que fora servo da ditadura militar, contribuindo de forma contundente para o registro de uma página negra de nossa história, quando travestido de brasilidade e patriotismo denunciou o padre italiano Vito Miracapillo (1), exigindo a sua expulsão do Brasil, pelo fato do padre haver denunciado que os trabalhadores brasileiros não tinham nada a comemorar no dia da “independência”, fazendo assim uma alusão à penúria vivida por milhões de pessoas que não tinham dignidade, respeito e liberdade.

Em 2005, o então presidente da Câmara Federal defendeu pena branda para os envolvidos no escândalo do Mensalão e Caixa 2 e ainda declarou que tal esquema de pagamento mensal a parlamentares não existe!

Em 2008, com a visita do Presidente da República ao nosso Estado, dos quais três dias ele passou no Recife, citou Severino Cavalcanti como exemplo para mostrar o preconceito que as elites paulistas têm contra nordestinos. Disse ainda que “continua tendo o mesmo respeito hoje que tinha há muito tempo”.

Com esse afago todo que o presidente fez tirou-o do ostracismo em que vivia desde que renunciou ao mandato e à presidência da Câmara Federal. O referido ex-deputado criado nos porões da ditadura, foi prefeito na pequena João Alfredo, interior de Pernambuco, com apoio do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ex-governador Eduardo Campos, que já foi envolvido no escândalo dos precatórios, neto do ex-governador Miguel Arraes,
que morreu após acidente de avião em Santos…

O Governo Federal, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o Governo do Estado de Pernambuco estavam executando os serviços de pavimentação e drenagem no bairro de Campo Grande, Recife, sob a coordenação da Companhia Estadual de Habitação e Obras (CEHAB). Acontece que, as referidas obras estão paradas!!! Agora quem é o responsável: os governos federal, estadual ou municipal?

(1) - Trinta e um anos depois de sua expulsão do Brasil, o padre italiano Vito Miracapillo pôde, 09/jan/2012, ter conquistado o visto permanente que dá o direito de o religioso voltar a residir no Brasil.



*Escritor, poeta e teatrólogo pernambucano.





Nenhum comentário:

Postar um comentário