segunda-feira, 4 de maio de 2009


Fórum de debates

A pretensão, desde a criação do Literário, há mais de três anos, sempre foi a de tornar esse espaço nobre da internet, além de uma vitrine para escritores e aspirantes a escritor exibirem seus textos, um fórum de debates. A rigor, isso (ainda) não aconteceu.
Mesmo os raros comentários que são feitos são sempre cautelosos e, quase sempre, dos próprios colunistas, uns comentando as publicações dos outros. Não se condena essa prática. Pelo contrário. Ela é das mais saudáveis e satisfaz um dos objetivos do Literário.
Todavia, o que se pretende, é debater idéias, conceitos, caminhos, pautas e tudo o que seja do interesse dos participantes deste espaço. Deseja-se que esses debates sejam amplos e, se necessário, acalorados (claro, dentro de uma linha de respeito e de civilidade), como ocorre nos tantos e tantos blogs que tratam de política e de futebol. Ou seja, de temas apaixonantes, é verdade, mas que pouco importam a nossas vidas, ao contrário da Literatura.
Na tentativa de se dar partida a esse processo, instituímos um editorial diário, até para caracterizar nossa condição de revista literária. E este, propositalmente, é sempre provocativo, no afã de conduzir os participantes do Literário à discussão dos grandes temas que nos interessem. Até aqui, porém, esta tentativa se frustrou. Ninguém, até agora, debateu coisíssima nenhuma. E o leitor sequer se manifestou. Uma pena!
Essa omissão generalizada não se trata, sequer, de conseqüência de “mudança de casa”. Na anterior, o nível de participação era, até, bem mais baixo do que o atual. E debates, aconteciam? Nem pensar!
Mas é do saudável confronto de idéias que surge a solução para alguns dos grandes problemas que nos afligem, tanto (e principalmente) aos escritores consagrados (como é boa parte dos nossos colunistas), quanto dos vários aspirantes a escritor que nos honram com sua participação.
Participem, pois, ativamente. Tragam idéias novas para este espaço. E debatam, debatam o máximo que puderem, sem receios e nem constrangimentos, para tornar o Literário mais, muito mais do que mera vitrine (o que já é, convenhamos, uma grande façanha).

Boa leitura.

O Editor.

Um comentário:

  1. Noto que os comentaristas elogiam seus autores preferidos e dão alguma experiência pessoal sobre o tema. Bom começo, mas gostei da nova provocação Pedro. Vamos tentar desfiar nosso pontos de vista de forma mais apaixonada.

    ResponderExcluir