quarta-feira, 20 de maio de 2009




Prazo de validade

* Por Sayonara Lino

Nada como o tempo e a maturidade para ampliar nossa visão. Quando era mais nova, na adolescência, acreditava que os relacionamentos supostamente sólidos – os familiares, as amizades e afins – não terminavam. Em minha doce imaginação, o passar dos anos ajudaria a fortalecer os laços, o que de fato acontece em alguns casos. Pena que a convivência deteriora e a negligência somada à intimidade que beira o desrespeito funcionam como ceifadoras de relações que poderiam resistir e tornar-se cada vez mais prazerosas.

Pelo jeito relacionamento humano também tem prazo de validade. Perecíveis e muito sensíveis às variações temperamentais, de valores, de rumo, do curso que é próprio a cada indivíduo. Não adianta insistir quando um está com os olhos voltados para o Norte e o outro para o Sul. Sem afinidade e sintonia nada flui. Insistir em algo desgastado, enfraquecido, é gastar energia que poderia ser melhor empregada em algo novo.

Relacionamentos precisam de oxigênio. O problema é que algumas pessoas poluem, são responsáveis pelo efeito estufa comportamental, deixam o outro de cabeça quente. Tóxicas, não reciclam, não respeitam o ecossistema alheio e fazem estragos. Dessas eu fujo, cara pálida.

O agravante é a tal da mentira. Essa é letal. Eu sou uma excelente detectora de mentirosos por conta de uma boa memória. Sabe aquele dia... sei! E com riqueza de detalhes. Acredite. Por isso estou peneirando, por conta desses pequenos detalhes estou promovendo mudanças. Havia cascalhos que foram deixados para trás.

Bendita coragem de abrir mão e permitir que algumas pessoas partam e bendita sabedoria para ficar sempre um pouco mais com todos aqueles que ainda valem a pena. Os que agregam, os que não sugam, os que se doam sem a cruel cobrança, os que tornam melhor a atmosfera de nossa vida.

* Jornalista, com especialização em Estudos Literários pela Universidade Federal de Juiz de Fora e atualmente finaliza nova especialização em Televisão, Cinema e Mídias Digitais, pela mesma instituição. Diretora de Jornalismo e redatora da Revista Mista, que é distribuída em Governador Valadares, Ipatinga e Juiz de Fora, MG e colunista do portal www.ubaweb.com/revista.

7 comentários:

  1. Bendita esperança que resiste à perda da inocência. Continue fortalecendo os laços que merecem ser fortalecidos. Beijos e parabéns, Sayonara.

    ResponderExcluir
  2. É, Sayonara, algumas vezes constato que as pessoas mentem para "sair bem na foto". Enganam e ainda se fazem passar por mocinhos, mocinhas...Texto serio que nos leva a pensar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Evelyne e Risomar pela leitura, pelos comentários! A idéia é essa: fazer com que todos reflitam! Um fraterno abraço!

    ResponderExcluir
  4. Que ótimo, Sayonara! Esse texto vem bem de encontro com os meus dias! antes acreditava que não havia prazo de validade, hoje, vejo que os relacionamentos duram ate um certo momento.

    bjs,

    ResponderExcluir
  5. Verdade, Luis, alguns fluem conosco pela vida, outros terminam de uma forma natural. Uma pena, mas é a realdade. Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Palavras certeiras para uma alma necessitada. Nunca queremos que se acabe, não queremos deixar partir. Gostei da ideia de não gastar tempo com relacionamentos enfraquecidos. Melhor envolver-se em algo novo. Eu sei, mas dói tanto acabar.

    ResponderExcluir
  7. Dói Mara, e não é pouco. Mas abrir-se ao novo é fundamental, devemos nos desapaegar... pense nisso! Abraços!!!

    ResponderExcluir