sábado, 30 de maio de 2009


Distinção de gêneros literários

A caracterização dos diversos gêneros literários não é tão fácil, direta e imediata como os leigos em literatura podem pensar. Há muito texto que confunde a cabeça do editor. Por exemplo, há contos que têm quase todas as características de crônicas (e vice-versa) e, no entanto, não podem ser caracterizados como tal. Há crônicas que soam como poemas de versos livres e poemas que ninguém estranharia se fossem definidos como crônicas. E assim por diante.
“E isso importa?”, perguntarão os leitores. Aos escritores, na maioria das vezes, não. O que lhes compete, é passarem determinadas mensagens, sem se importar de que maneira. Mas para o editor diligente e metódico, que tem necessidade de caracterizar o que edita, com rigor e precisão, isso tem muita importância.
O critério que adoto nesses casos (um tanto aleatório, é verdade) é o de definir, por exemplo, pequenas histórias “verídicas”, narradas pelo próprio protagonista, como crônica. Para mim, conto é ficção pura e fim de papo.
Outro gênero que causa confusão é o ensaio. Seus textos, via de regra, são livres e consistem de reflexões pessoais do autor, que tanto podem ser filosóficas, quanto literárias, comportamentais, psicológicas etc. Podem ser, até mesmo, religiosas. Mas quando quem escreve um ensaio passa a narrar fatos e circunstâncias da sua vida, tudo muda de figura. O texto deixa de ser desse gênero para se transformar em autobiografia.
O ensaio, quando bem-escrito, e quando o escritor tem vasta cultura, imensa experiência e sabe transmiti-las com clareza, precisão e inteligência, tende a ser dos mais úteis e proveitosos ao leitor. Pena que sempre tenhamos contado com tão poucos ensaístas, tanto no passado, quanto, e principalmente, no presente. Dá para contá-los praticamente nos dedos das duas mãos, tamanha é sua escassez.
Vários outros gêneros causam confusão na sua caracterização. A novela é um deles. Algumas você fica sem saber se devem, mesmo, ter esse “rótulo” ou serem consideradas um conto mais extenso ou um romance mais curto. Voltarei, com certeza, oportunamente ao assunto.

Boa leitura.

O Editor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário