terça-feira, 8 de agosto de 2017

O que eu sei dos maus governantes do Brasil

*Por José Calvino

Le Brésil n’est pás um pays sérieux”
Frase criada  por Charles De Gaulle,nos anos 60.


A presente crônica é  imparcial.  Acredito que as pessoas que me lêem e quem me conhece pessoalmente sabem que eu não sou escritor de gabinete, e nem tampouco celebridade no mundo da literatura, cinema, música ou teatro.

No desempenho dos meus trabalhos sempre procuro mostrar as minhas observações e reminiscências sobre os problemas que  enfrentamos há mais de 60 anos. O meu pai  era chefe de estação da antiga Great Western e foi perseguido (não foi caso isolado) no governo do caudilho gaúcho Getúlio Vargas. Para o povo ingênuo. Vargas era conhecido através do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), como “pai dos pobres” e em seus comícios tinha como slogan: “Trabalhadores do Brasil”. Época em que todos se queixavam da carestia, pois tudo era caro mesmo. Os problemas de corrupção e nepotismo no nosso Brasil sempre existiram. Tancredo Neves e Agamenon Magalhães, este último  foi interventor federal em Pernambuco, eram homens de confiança da ditadura Vargas, ou Estado Novo apoiado pelas classes médias e por amplos setores das burguesias.

Mas, também existiam os revoltados com o referido ditador, e que comentavam entre si:
- Eu sei o porquê de tudo isto. Papai morreu de beber, mas por quê?, era um homem honesto e foi fraco ao se entregar à bebedeira, mas quem fabrica tudo isto? Um telegrafista mesmo, ganha muito pouco e o que dirá um trabalhador de linha férrea!
- Minha mulher vive de lavagem de roupa porque a pensão dela é de fome e lá em casa não tem água encanada, é de cacimba. Geladeira nós não temos, pois é privilégio dos ricos. Eu mesmo, quando quero tomar água gelada peço ao senhor Ide do caldo- de cana um pedaço de gelo e o levo enrolado no bagaço de cana, como papai fazia antigamente. Rádio?, nós só temos é um baixo-falante e, por isso já somos invejados pelos vizinhos porque papai colocou uma antena grande até a jaqueira e a gente ouve quase como rádio. Papai era inteligente. Tantas vezes foi punido por perseguição do patrão que era getulista, pobre do papai.
-  Era bom uma greve geral moralizada, para dar uma lição no “Trem dos Corruptos”.
- É preocupante. Eu sei o que é isso e que a culpa não é da gente...(Parodiando João Cabral de Melo Neto) “Hoje, o grande doente é o Brasil, com mais fome, mais violência e mais doenças”. Até, amigo!

Bem, caros leitores, como eu já disse antes, me encontro muito desanimado com alguns grupos do facebook e das redes sociais, agindo com baixarias.Pelo visto, isso é uma mostra do que deve acontecer até o dia 26, sob a batuta disfarçado combate à corrupção e ao nepotismo. Como eu já disse: Os problemas de corrupção e nepotismo no nosso Brasil sempre existiram. E para os que não sabem ou procuram ingenuamente, eu provo sem essa de ser omisso por questões de partidos políticos,  falecimentos e parentescos (vide “Os Andrade Lima”).

Sobre o falecido dramaturgo Ariano Suassuna, que foi secretário de Cultura no governo Arraes e no do seu neto deste último, também falecido, também teço meus comentários. No segundo governo de Eduardo Campos à frente do Governo de Pernambuco, Ariano assumiu o cargo de secretário-chefe da Secretaria Especial de Assessoria do Governador. Mais uma secretaria que serve ainda hoje como cabide de emprego. mas como se dizia socialista e afirmava que sonhava com o socialismo na América do Sul, argumentava que já havia  dito que não aceitaria exercer cargo político porque estava  escrevendo um romance. Entretanto, contraditoriamente  aceitou esse cargo no qual  não fazia nada e que só lhe servia mesmo para receber salário, satisfazer interesses políticos ou de amigos, dando emprego a seus apadrinhados, entrando assim no rol dos que não dispensam o dinheiro da viúva! O doutor Cyro de Andrade Lima, pai de Renata, viúva de Eduardo Campos e irmão de Zélia, viúva  do dramaturgo Ariano, foi secretário da  Saúde no governo Arraes. Nem é preciso dizer mais nada.

Finalizando, lembro ao leitor que  escrevi em janeiro de 2012 “Olho na Presidenta”, crônica sobre as obras descontinuada do Governo Federal, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do Governo do Estado de Pernambuco.  Se não foram concluídas, tudo leva a crer que o PAC foi um programa eleitoreiro! Outrossim, afirmo que Dilma Rousseff, caso seja reeleita, não deveria  fazer alianças com José Sarney e Fernando Collor, porque isso, na minha opinião, seria a maior decepção: os dois foram péssimos presidentes!

Nota - Alguns trechos extraídos do teatro “Trem & Trens”, pp. 100-16  - ed. do autor.



*Escritor, poeta e teatrólogo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário