terça-feira, 15 de agosto de 2017

Democracia política  no Brasil
 



* Por José Calvino

 
Não resistais ao mal”
 (Mt 5,39)
 
 
 
Horas depois de terem descido dos degraus do Palácio da Justiça, Azambujanra e uns amigos pegaram o ônibus com destino ao Hospital dos Servidores  Públicos do Estado. Logo, avistaram policiais em volta do nosocômio. Azambujanra disse aos companheiros:
Aí – continuou Azambujanra, mostrando o que publicou nos jornais -, existe um Programa de Desburocratização  do Governo do Estado, que diz: “vamos agilizar e simplificar o atendimento ao cidadão”. Entretanto, na prática, alguns setores dos Siste
- O HPM está também cercado! mas de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado de Pernambuco (Sassepe) e o Sistema de Saúde da Polícia Militar (Sismepe), não tratam com respeito os idosos como cidadãos. É inexistente o tratamento digno quando estes procuram os seus direitos e deveres. Alguns complicam de maneira absurda, dando a entender que têm apoio da Secretaria de Defesa Social e do Governo do Estado. Como vocês estão vendo, será que voltou a Ditadura Militar?  
- Continua difícil para realizar a marcação de consultas médicas. O assessor de Comunicação Social da Polícia Militar, munido de um cinismo ilimitado, afirmou que o sistema realiza marcações em no máximo sete dias. Ora, o que acontece então quando acessamos o site e visualizamos contraditoriamente ao que foi dito, na tela: “Bem-vindo, não há médico disponível para a cidade do Recife”? Se optarmos por Olinda, é ainda pior. Só está disponível a especialidade de cardiologista!
- Não é possível que o secretário de Defesa Social e o governador não estejam lendo jornal. Um absurdo!
- Sempre foi assim, e na ditadura militar ainda era pior, porque naquela época ninguém podia dizer nada. A imprensa era controlada pelo sistema!
- Culpa dos politiqueiros de nosso país. Na realidade, a democracia política no Brasil é uma vergonha. Sempre houveram negociatas, quem não se lembra do financiamento eleitoral na época do presidente norte-americano John Kennedy?
- E quanto  ao movimento político militar de 1964, não somente militar, a sociedade civil teve sua parcela de responsabilidade, aceitando passivamente o patrocínio financeiro e logístico dos Estados Unidos.
 
 
Azambujanra ficou na moral, coçou os olhos e disse:
                              
-  Presenciei recentemente, no segundo  andar (Sala de Coordenação Otorrinolaringologia) do IMIP,.duas funcionárias negaram um copo para um cidadão idoso que queria beber água. Uma delas  mostrou uma sacola com  copos, alegando que os  comprou...
 


*Escritor, poeta e teatrólogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário