sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Pílulas literárias 179

* Por Eduardo Oliveira Freire

ENSINAMENTOS DE UM PAI
-Filho, você precisa passar em alguma instituição pública. Gastei muito dinheiro com você, filho. Só foi despesa até agora, precisa me dar retorno. Pelo amor de Deus tem que passar, caso contrário será um fracassado. Estou falando isso, porque sou seu pai e gosto de você. Hoje em dia, o mundo é dos que têm garra e são obcecados pelo sucesso, filho. Independente de qualquer coisa, o negócio é vencer, entende?? Agora, se ficar de mimi, fodeu pra você. Enfim, desejo que faça uma boa prova amanhã e foque nas questões, mesmo que alguém sofra algum acidente ou passe mal, siga em frente. Não ajude! Conto contigo, filho, será o vencedor desta casa.

***

DOIS LADOS DA MESMA MOEDA
“Detesto as vítimas quando elas respeitam os seus carrascos”. Jean-Paul Sartre
Sempre apanhou desde menino por ser considerado um pária. Foi abandonado pelo pai e negligenciado pela mãe, sobreviveu aos vários perigos e iras dos vizinhos.
Resolveu dar a volta por cima e trabalhou muito até juntar dinheiro para comprar o estabelecimento do seu primeiro negócio.
Hoje, bem de vida, realizou seu desejo secreto de ser o algoz e fazer tudo que fizeram com ele. Maltratava bastante a família e os empregados.
Um dia, apareceu assassinado no escritório e a lista de suspeita é gigantesca.

***

SORRISO ROUBADO
No ônibus, percebo alguém sorrir para mim. Sinto meu coração pulsar. Esse alguém levanta e vem na minha direção, mas senta no banco da frente, para conversar com outra pessoa. Continuarei a viagem e, quer saber de uma coisa, roubarei o sorriso para mim.


* Formado em Ciências Sociais, especialização em Jornalismo cultural e aspirante a escritor

Um comentário:

  1. Arruma sempre um jeito de surpreender o leitor. Vem uma coisa tão inesperada, que desaponta, contrariando a linha de raciocínio. Chega a ser interessante.

    ResponderExcluir