quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Coquetel molotov com muito gelo e dois dedos d’água

* Por Fernando Yanmar Narciso

Por que o fogo da batalha se arrefeceu? Por que aquela onda de ufanismo, com todos cantando aos berros o hino nacional, um antigo inimigo de 9 entre 10 brasileiros por causa de sua flatulência verborrágica, se encolheu novamente? Ainda na época que a bomba explodiu, já desconfiava que nossa gente se aproveitou da Copa das Confederações pra avacalhar o país diante dos olhos do mundo, e mostrar às nações que o Brasil não é o jardim do Éden estampado nos folders de agências turísticas. Aí, o evento acabou, o mundo não tinha mais motivos para pôr suas câmeras sobre nós, e o dito gigante, que havia “acordado”, voltou à boa e velha letargia de outrora.

Nem parece que se passaram dois meses desde que os jovens do país realizaram aquela flash-mob épica e tomaram as ruas do país, clamando por clichês e lugares comuns como melhoras na saúde, na educação, no transporte público, combate à ladroagem, enfim, tudo ao mesmo tempo e agora. Será que já limparam as marcas de tênis do teto do Congresso? O fator mais importante dos primeiros manifestos foi a espontaneidade. O povo foi às ruas simplesmente porque queria dar seu grito, e apesar de quase farsas como o Movimento Passe Livre, não houve nenhuma convocação oficial.

Depois daquelas loucas duas semanas, qualquer tentativa de mobilização ficou com cara de algo premeditado e guiado, como se os manifestantes precisassem bater cartão antes de marchar. Por ter sido livre e espontâneo, as marchas originais não tiveram nenhum líder ou ponto de referência- tirando, é claro, o Passe Livre, que assim que conseguiu o que queria, anunciou oficialmente que tiraria o corpo fora das ruas. E assim, abriu espaço para que facções anárquicas e os vândalos tomassem conta das manifestações.

Insatisfeitos em apenas pedir a saída de governantes, esses manifestantes anarquistas querem arrancá-los de onde estiverem no muque e no dente. Há semanas tem um monte de gente acampada na porta do apartamento de Sérgio Cabral no Rio de Janeiro, que, apesar de estar fazendo uma administração satisfatória do estado, andou tendo uns surtos de soberba e irritando seus compatriotas. Apesar de nós, pessoas de bem, termos razão em cobrar maior vergonha na cara dos que mandam no país, são os anarquistas brucutus quem mais chamam atenção da mídia, invadindo prefeituras, prédios do governo, esculachando estabelecimentos comerciais e tacando pedra na polícia. A revista Veja chegou ao ponto de fazer uma reportagem de capa 99% inventada sobre o movimento Black Bloc, que sequer se considera um movimento. Assim como fizeram no início das manifestações, tentaram elevar uma jovem mascarada ao status de “simbolo do movimento”.

Pior que esses vândalos, só quem conversa sobre política na internet. Os grandes mantras a unir flamenguistas e vascaínos nos grandes portais e redes sociais continuam sendo FORA PT e FORA DILMA. E ai daquele que tentar cometer a audácia de defender o partido. Seu destino é pior que a malhação de Judas! Agora me preocupo com a situação política do país. Pois quando o diálogo entre mentalidades opostas torna-se impossível, eis a porteira aberta para o ressurgimento do totalitarismo, de regimes absolutistas.

Basta tomar nota de quantas vezes se lê MILITARES DE VOLTA nos comentários no site do Terra. Só ele consegue ser um lugar pior para se discutir política que o Facebook, simplesmente porque ali não há a possibilidade de se discutir nada. Se você não odeia o PT, é inimigo público nº 1. Pura mentalidade de um lorde Sith. Sinceramente, galerinha. Em que vocês se diferem de quem pretendem derrubar? Parecem tão ferinos quanto os poderosos de Brasília, em sua voracidade em atacar Dilma e seus asseclas. Quem defende o autoritarismo e a truculência do ministro Joca Barbosão no julgamento do Mensalão não tá nem aí para a aplicação da lei ou para que a justiça seja feita, quer apenas ver os políticos, independente de quem sejam, sangrando. Se as propostas dessa gente entrassem em pauta no Congresso, acho que até Hitler teria medo de vir ao Brasil...

São nesses momentos de fragilidade política e social que os déspotas costumam mostrar a cara e substituir o que tá ruim por coisa muito pior. Podem discordar de mim, mas creio que a única vez que a democracia possa ter sido aplicada e desfrutada em sua plenitude foi à época de sua concepção, na Grécia antiga. O ser humano parece nascer com uma propensão a aceitar ordens. Afinal, é bem mais fácil colocar tudo no auto- pilot e não se preocupar com o que está sendo posto diante de nós. Por séculos o país foi assim, com o povo temendo o governo e não o contrário.

E, pelo menos por umas poucas semanas, essa situação parecia ter se invertido. Aparentemente, o governo já se esqueceu de tudo o que aconteceu em Junho e no início de Julho. Nem na idéia da “reforma política” se fala mais, e mesmo com a aparente indiferença da presidente diante da população, ela conseguiu subir 6% no gosto do povo. Continua com a metade da aprovação do início do ano, mas mesmo assim subiu.

Por que ela não acorda pra vida e aproveita essa oportunidade única? Não ignore a voz do povo, de SEU povo, presidenta! Em vez de propor uma reforma com o que o governo ACHA que será benéfico à população, ouça o nosso clamor. Tome nota de tudo o que os politizados vêm cobrando e leve à votação no congresso. Se possível, use nossos pedidos para redigir uma nova Constituição! Faça com que recuperemos nossa confiança em quem sempre pisou na gente! Afinal, já que político eleito só pensa em se reeleger, que pelo menos faça por merecer nossa confiança novamente!

Cara, até que pra quem começou um artigo falando em “flatulência verborrágica”, não rendo lá muitas homenagens...

*Designer e escritor. Sites:


2 comentários:

  1. Pairou entre o engraçado e o sério e tive de concordar com boa parte de suas argumentações.

    ResponderExcluir
  2. Muito bem Fernando! Nada como um toque de humor para falar de coisas sérias e que nos oprimem. Somos oprimidos sim, queiramos ou não. Destaco: "Faça com que recuperemos nossa confiança em quem sempre pisou na gente!"
    E olha que o que tem de "flatulência verborrágica" nesta politicagem, peidando pela boca (nota minha kkkk). A popularidade da presidenta caiu vários degraus e subiu um pouquinho, pois é.
    Outro destaque que considero relevante: "O ser humano parece nascer com uma propensão a aceitar ordens. Afinal, é bem mais fácil colocar tudo no auto- pilot e não se preocupar com o que está sendo posto diante de nós. Por séculos o país foi assim, com o povo temendo o governo e não o contrário."
    E continua tudo "como antes no quartel de Abrantes". Só nos resta aguardar, sem muitas esperanças...
    Abraço!

    ResponderExcluir