terça-feira, 21 de outubro de 2014

Eleições no País do Futebol


*Por José Calvino


Grande Recife. Dia das eleições, apostas e mais apostas, revoltas e mais revoltas.

- Vamos apostar? Eu sou Marina e você?
- Dilma, é claro, quinhentos reais, tá combinado?
- Mas, se for para o segundo turno qualquer uma das duas com Aécio, quem ganha a aposta?
- Se Aécio for presidente  a gente não deve nada!
- Eu vou nessa também.
- Quinhentos, quem segura a aposta?
- Todos estão errados em apostar, pois devemos olhar o Brasil como um todo! Vocês não estão lendo, não? – perguntou Azambujanra a si mesmo.
- Rapaz, eu mesmo voto nos candidatos do PT.
- Vamos mudar de assunto, ontem o Náutico ganhou e domingo o Sport joga...- entrecortou um dos presentes -Eu não voto nele, ele é do Sport.
- E para senador eu não voto no candidato que mandou o Santa se foder...

A minha amiga Dilma Carrasqueira assistiu a tudo isso, ela sempre lê as minhas crônicas e poesias pela internet e também vem acompanhando as minhas denúncias através da imprensa, sobretudo pelos jornais referentes à paralisação das obras do PAC. Ela me disse que em 2011 a Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab) deixou de realizar  algumas obras do bairro de Campo Grande-Recife e que as mesmas  não foram concluídas porque o projeto foi readequado estando em análise na Caixa. Cadê os milhões de reais, isto é, os R$ 19 milhões restantes, com mais R$ 7.318.810,53 que os governos federal, estadual e municipal gastaram? Um representante da Cehab disse em entrevista na TV que tudo estaria concluído naquele ano. Mas, em 2013, a Assessoria de Imprensa da Cehab informou que está em andamento, com conclusão prevista para setembro de 2014. Não é uma piada? Estamos em outubro, e as referidas obras estão paradas. Agora é continuar ouvindo conversa fiada desses candidatos.

Bem, caros leitores, eu não sou escritor de gabinete e nem tão pouco tomo partido político.  Lamentavelmente, o nosso povo não tem o hábito de ler e me encontro muito desanimado com alguns grupos do facebook e das redes sociais, agindo com baixarias e desrespeitando quem não é omisso com os politiqueiros da pior espécie. 
 -
É bom relembrar que, no ano passado, houve um evento promovido nacionalmente pela Sociedade Livres Pensadores, em Olinda, pregando a maior integração entre os que vivem o livre pensamento, o respeito, a liberdade de expressão, etc. Com entrada franca, aproveitei o ensejo e fui distribuir gratuitamente 50 livretes “Jesus”. Pasmem com o que aconteceu! Na ocasião, fui impedido de exercer meu direito democrático de divulgar meu trabalho por ateus ignorantes e preconceituosos iguais ou talvez piores do que alguns grupos religiosos. A salvação é que estou preparado até para as grandes decepções na vida com o comportamento desses imbecis.


 *Escritor, poeta e teatrólogo pernambucano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário