terça-feira, 21 de abril de 2009




Solidão e lágrimas

* Por Fábio de Lima


Solidão dói e rasga a carne. Inflama. Apodrece. Solidão é injusta e cruel. Quem se sente sozinho sabe do que estou falando. Afinal, solidão não é estar sozinho e sim sentir-se sozinho. Eu mesmo já me senti sozinho no meio de um monte de gente. Agora, enquanto escrevo este texto, sinto solidão. Não falo da solidão do artista – do poeta – daquela solidão charmosa e acompanhada de adjetivos bonitos. Falo da solidão feia – pobre e incisiva. Daquela que a gente engole as lágrimas, porque homem não deve chorar, porque a vida continua, porque o show tem que continuar.

Toda solidão se equivale. Nenhuma é mais, ou menos, importante que a outra. A solidão de quem perde uma mãe ou um pai é a mesma de quem perde uma esposa, um filho, um namorado ou um cachorro de estimação. Palavras tolas? Palavras frias? Talvez você nunca tenha se sentido sozinho, então. Para quem está só, sua solidão é avassaladora e não importa o motivo. Sua solidão é a única coisa importante no mundo. Nada mais tem valor.

Solidão é um sentimento tão estranho que a gente sofre e sente uma dor obsessiva – irreparadora – nefasta. A mesma dor de uma facada. Você, caro leitor, já recebeu uma facada? Eu também não, mas é a mesma dor – eu garanto. Você já recebeu um tiro? Eu também não, mas é a mesma dor – eu garanto. Você já morreu alguma vez na vida?! Parece piada, mas não é. Morreu ou não morreu?! Eu também não sei e nem sei se existe dor na hora final, mas é a mesma dor – eu garanto.

Então a gente sente vontade de chorar e preguiça. Vontade de gritar e preguiça. Vontade de morrer e preguiça. As nossas ações não dizem nada e o nosso silêncio delira. A gente escreve para esquecer. A gente adormece para esquecer. A gente não quer ser e sendo. Céu ou inferno? Deus ou diabo? O relógio nos persegue. O calendário nos persegue. A ilusão do amanhã. A ilusão do destino. A ilusão do sonho. Solidão é não sentir amor. Pior, solidão e não sentir-se amado.

E eu, Fábio de Lima, ser humano, paulistano, brasileiro, solteiro, filho único, jornalista por opção, solitário por destino, vou vomitando os sentimentos através das palavras, vou reconstruindo minha vida através dos erros, vou envelhecendo em busca de uma nova vida, onde a solidão me deixe viver sozinho e ser feliz para sempre. Nem que acompanhado apenas de minhas lembranças e de sorrisos de mim mesmo na frente do espelho. Para finalizar este texto cansado, caro leitor, quero lhe dizer que o ruim, mesmo, na solidão, é que a lágrima nunca escorre pela face sozinha. Toda lágrima vem sempre acompanhada de muita, muita, muita dor.

(*) Jornalista e escritor ou “contador de histórias”, como prefere ser chamado. É Diretor de Programação da CINETVNET (www.cinetvnet.com.br), TV pela internet. Está escrevendo seu primeiro romance, DOCE DESESPERO.

4 comentários:

  1. " A dor é minha não é de mais ninguém", canta Marisa Monte. Ao escrever esse texto tão franco e tão bonito você compartilhou a solidão, Fábio. A dor é solitária e avassaladora, porém lhe asseguro que passa e quando passa nos tornamos seres humanos melhores. Parabéns e beijos.

    ResponderExcluir
  2. É verdade, dói mesmo. Tudo dói. A vida é nervo exposto. Mas é preciso continuar, pq nem a dor suporta a si mesma e,logo, virá o alívio, a possibilidade de realizar e de sorrir. Vale a pena esperar pelo esgotamento do ciclo. Tem sido sempre assim, né mesmo? Abraço fraterno,bem, bem apertado.

    ResponderExcluir
  3. É Fabio, já senti muita solidão. No meio de milheres de pessoas e eu ali, sozinha. Pensei que nunca fosse passar aquela dor, mas passou. Hoje, ainda que sozinha, me sinto feliz, inteira. Você conseguiu com seu texto, passar o que é este setimento. Parabéns e 21 beijos!

    ResponderExcluir
  4. Acordei faz uns 30 minutos e tive grata surpresa de reler esse meu texto que, confesso, nem lembrava mais ter escrito - assim como ocorre com muitos textos que escrevo depois de parco tempo. Obrigado, Pedro Bondaczuk e obrigado queridos amigos e leitores. Anota aí: na próxima semana estou de volta! 22 beijos! Meu carinho deixo aqui e agora.

    ResponderExcluir