quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Que você sinta o mesmo prazer - Sergio Geia


Que você sinta o mesmo prazer



* Por Sergio Geia

Dá vontade de dizer pra meio mundo que a felicidade é possível e você encontra ali, bem pertinho do mar”



É isso. Simples. Ou, talvez isso. Ou, por isso escrevo essas coisas hoje: para você beber do mesmo prazer. Chego em casa depois de um passeio na praça, ligo o computador, começo a escrever, não posso perder o paladar que me inspira. Você pode achar que é falta de assunto. Seu direito. Meu direito. De dizer o que sinto, se ele extrapola o meu sentir e suplica viagens, voos nesse céu redondo de felicidade.

Toda experiência artística é subjetiva, e pizza, como obra de arte, permite múltiplas avaliações. Sim, entendo e até poderia desistir; mas não. Denomino a experiência com a mesma expressão do David Lurie usada com os jornalistas depois de um caso com a ninfeta-aluna Melanie Isaacs, em Desonra: enriquecedora. Acrescento mais: superior, divina. Sim, a experiência é superior, o prazer enleva, manda você para as nuvens. Aquele assim: você leva o garfo à boca e diz hummm!

Cortam em nove, você escolhe três sabores, se quiser. O tamanho menor, a delicadeza, contribuem para a festa dos sentidos. A redonda é de massa fina no centro e bordas altas. Não só isso. A massa tem um quê de diferente, a borda você come, nem precisa estar recheada, jogue um azeitinho (eles têm aos montes, grego, português, chileno, italiano, espanhol).

Existe um negócio chamado pH da água, ou, potencial hidrogeniônico, mede o grau de acidez, neutralidade ou alcalinidade da água. Explico. O proprietário (e família), de origem italiana, trabalha no ramo de alimentos há décadas, em Sampa. Dizem que aprendeu a equilibrar o pH da água usada na massa, com reflexos na fermentação e no sabor. Portanto, amiguinho, duvido que você encontre uma pizza sequer parecida com essa que lhe indico.

Carcamano leva molho de tomates, espinafre, muçarela e essa coisa doida de gostosa chamada pinóli — uma semente extraída do pinheiro-manso, árvore originária da região do Mediterrâneo (lembra amêndoa; caríssimo, se você encontrar). Peço para trocar a muçarela por catupiry (o verdadeiro, não esses falsos que mais parecem purê), eles sempre trocam. Não há bacon. A combinação é perfeita, suave. O elemento subjetividade, OK, talvez você possa não gostar, direito seu. Para mim, a melhor pizza que já comi em toda a minha vida.

Muçarela, catupiry, queijo de mofo azul dinamarquês e parmesão, os queijos da 4 queijos; um desbunde. A portuguesa (tradicionalíssima) leva molho de tomates, presunto, ovos, cebolas e azeitonas pretas (eles têm a opção com muçarela ou sem); desbunde total.

Há também as deles. A provençal, por exemplo: molho de tomates, abobrinha e berinjela grelhadas como alho, muçarela salpicada de tomilho fresco e coberta com tomate confit. A rainha marguerita: generosa camada de molho de tomates italianos, coberta com espaçados pedaços de muçarela de búfula e manjericão cru. A Salmone: molho de tomates, muçarela, salmão defumado e raspas de queijo de cabra holandês curado, e muitas, mas muitas outras.

Você pode estar pensando, afinal, onde fica esse suprassumo dos deuses? Por partes: 1. Que fique bem claro uma coisa: não é jabá. Nem conheço os proprietários, aliás, eles nem precisam disso; 2. Simples: escrevo porque o prazer é tão grande, mas tão grande, que dá vontade de dizer pra meio mundo que a felicidade é possível e você encontra ali, bem pertinho do mar (sempre indico aos amigos, provas vivas de que a indicação é desinteressada, honesta).

Mesmo porque, crônica, por mais sabor que tenha, não encanta os sentidos (todos) dessa forma, não propõe experiências elevadas by David Lurie (às vezes até que sim), não vai satisfazer o seu desejo. Tem que ir lá.

Sempre que estou em Ubatuba, a visita é obrigatória.

Viagem de muitas voltas.

P.S.: 1. Pizzaria São Paulo, Praça da Paz de Iperoig, 26, Centro Histórico, Ubatuba-SP. 2. Tenho amigos paulistanos que degustaram pizzas maravilhosas em Sampa, nas melhores pizzarias que você possa imaginar, e se encantaram com essas pizzas no litoral. 3. Sei que você está longe, amigo caruaruense, sorry, mas, se estiver por perto, não deixe de conhecer. Me conte depois a experiência, ok?




* Cronista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário