segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Humildade


* Por Núbia Araujo Nonato do Amaral


Humildade é a qualidade de quem age com simplicidade, uma característica das pessoas que sabem assumir as suas responsabilidades, sem arrogância, prepotência ou soberba.

Em teoria, a humildade é tida como uma qualidade bastante positiva e benéfica, onde ninguém é pior ou melhor do que os outros, estando todos no mesmo nível de dignidade, de cordialidade, respeito, simplicidade e honestidade.

A humildade é um sentimento de extrema importância, porque faz a pessoa reconhecer suas próprias limitações, com modéstia e ausência de orgulho. Busquei hoje pela manhã um conceito que me trouxesse um pálido entendimento da palavra "humildade".

Sucesso! Conceitos têm aos montes, em profusão. Alguns quase me definiram, eu disse, quase. Esbarrei na prepotência. Ops! No orgulho. Tsc...na arrogância.

Desistir? Algo me diz que não, pois se fui capaz de enxergar em mim tantos desacertos é sinal de que nem tudo está perdido...

* Poetisa, contista, cronista e colunista do Literário


Nenhum comentário:

Postar um comentário