domingo, 4 de dezembro de 2016

Humanização do homem



* Por Pedro J. Bondaczuk


A obra inacabada dos grandes líderes de todos os tempos, aqueles que são reconhecidos, universalmente, e que deixaram seus nomes inscritos na História como referenciais, como paradigmas, como modelos de conduta, é a humanização do homem. A chamada vida moderna – que em pouquíssimos anos será tida como arcaica e causará acessos de riso nas futuras gerações – desvia as pessoas daquilo que é essencial. E elas passam a ver (e a correr atrás de) simples miragens, fantasias, ilusões, superfluidades. Quando percebem o erro em que incorreram (se perceberem, é claro), já é tarde. São colhidas pela morte, que não manda avisos. E tudo o que amaram e pelo que se sacrificaram se revela absolutamente inútil, como de fato é.

Os motivos fundamentais das nossas preocupações cotidianas – o acúmulo de bens, o prestígio, o status e o poder, entre outros – não passam de ilusões. O que conta mesmo, de verdade, é o ato de “viver”, de apreciar – sejam quais forem as circunstâncias – esta maravilhosa aventura, que tem maior valor por ser única. Nossa fortuna, acumulada seja por qual forma for, de nada nos valerá quando morrermos. Todos sabemos disso, não há afirmação mais óbvia do que esta, mas agimos como se não soubéssemos. Nosso prestígio, por mais sólido e indestrutível que pareça, em geral não resiste a um punhado de anos ou mesmo a uma superficial análise.

Das dezenas de bilhões de pessoas que já viveram, desde o surgimento do homem na Terra, apenas alguns milhares são lembrados, e, assim mesmo, eventualmente. Os demais... O dramaturgo Berthold Brecht levanta a seguinte questão, em uma das suas peças: “Quem construiu as sete torres de Tebas? Os livros estão cheios de nomes de reis. Foram reis que arrastaram os blocos de pedra? Na noite em que a Muralha da China foi concluída aonde foram os pedreiros?”. As grandes obras, sejam de que natureza forem, portanto, não são garantias de imortalidade. Nada é! As pequenas...? Não será criando barreiras de preconceitos, nem arrotando a importância, que na verdade não se tem, e muito menos será pisando sobre os que não tiveram ou não souberam aproveitar oportunidades, que se construirão as bases para um cotidiano saudável.

A insensatez do comportamento generalizado de desconfiança, de egoísmo e de violência (da forma ostensiva à mais sutil, aquela que agride a dignidade do semelhante mediante os mais simples atos ou, às vezes, um mero olhar) é a responsável pela grande contradição dos nossos tempos: nunca o mundo teve tantas pessoas (6,3 bilhões, conforme estimativas da ONU) e jamais os indivíduos se sentiram tão solitários. Falta autenticidade nos relacionamentos, quer os obrigatórios, ditados pelo convívio social, quer os de livre escolha, como o amor ou a amizade. Agimos como se estivéssemos, o tempo todo, representando um papel. E, se atentarmos bem, de fato estamos.

William Somerset Maugham observou, a esse propósito, no romance “Catalina”: “Uma comédia análoga às que vemos levada à cena nos palcos dos teatros é também representada no palco do mundo. Todos nós somos atores de uma peça. A alguns cabe-lhes em sorte o papel de reis ou prelados, a outros o de mercadores, soldados ou agricultores, e cada um deve tratar de representar a parte que lhe foi designada. Escolhê-las, porém, compete a um poder mais alto”. Só através da autenticidade, da solidariedade e do amor, portanto, é que se poderá, um dia, caso se comece hoje, agora, neste preciso instante, tentar empreender a grande tarefa que nos compete executar: a de humanizar o homem!     

(Capítulo do livro “Por uma nova utopia”, Pedro J. Bondaczuk, páginas 67 a 69, 1ª edição – 5 mil exemplares – fevereiro de 1998 – Editora M – São Paulo).

* Jornalista, radialista e escritor. Trabalhou na Rádio Educadora de Campinas (atual Bandeirantes Campinas), em 1981 e 1982. Foi editor do Diário do Povo e do Correio Popular onde, entre outras funções, foi crítico de arte. Em equipe, ganhou o Prêmio Esso de 1997, no Correio Popular. Autor dos livros “Por uma nova utopia” (ensaios políticos) e “Quadros de Natal” (contos), além de “Lance Fatal” (contos), “Cronos & Narciso” (crônicas), “Antologia” – maio de 1991 a maio de 1996. Publicações da Academia Campinense de Letras nº 49 (edição comemorativa do 40º aniversário), página 74 e “Antologia” – maio de 1996 a maio de 2001. Publicações da Academia Campinense de Letras nº 53, página 54. Blog “O Escrevinhador” – http://pedrobondaczuk.blogspot.com. Twitter:@bondaczuk



Nenhum comentário:

Postar um comentário