terça-feira, 18 de maio de 2010




Desarquivando sonhos

* Por Evelyne Furtado

Acordei um sonho adormecido na adolescência quando uma tal fluência verbal, verificada em um teste vocacional, direcionou-me meio sem querer para outros caminhos.

O sonho foi guardado na gaveta "do que eu poderia ter sido", mas eu flertava com ele nas leituras aleatórias de Freud e Jung tentando compreender o mundo e a mim.

Com a alma convalescendo de uma fase de porquês, ao primeiro vento bom joguei-me no projeto arquivado.Voltei à faculdade e estudo Psicologia, ciência nascida da filosofia, pelas mãos de Wundt, na segunda metade do século XIX.

Ando meio deslumbrada, confesso, com os novos conhecimentos e cuido para que a bagagem desordenadamente acumulada nesse intervalo não atrapalhe meu projeto.

No momento, assim como William James, psicólogo funcionalista influenciado por Darwin, acredito que a mente funciona para nos manter a salvos e atrevo-me a acrescentar que se trabalharmos com esperança nossos processo interiores, poderemos em qualquer fase da vida desarquivar nossos sonhos.

* Poetisa e cronista de Natal/RN

6 comentários:

  1. Não sabia da sua incursão na psicologia. A julgar pela sua extrema sensibilidade, temos uma psicóloga e tanto em formação. Um beijo e parabéns pelo texto, Evelyne.

    ResponderExcluir
  2. Essa é a minha esperança.
    Desarquivar sonhos.
    Mas, eu chego lá.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Que ótimo, Evelyne! Desarquivar os os sonhos e realizá-los é maravilhoso. Desarquivei o meu e hoje faço Formação em Psicanálise. Adoro! Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Com certeza, Evelyne, uma pessoa como você conseguirá desarquivar seus sonhos a qualquer época da vida.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. A qualquer dia e a qualquer tempo podemos construir o que quisermos. Assuntos finalizados e definitivos tratei de derrubá-los("desconstruí-los" usando-se esse verbo novo), assim como posso fincar desejos em alicerces e ver prosperar edificações. Muito mais fácil é largar prá lá, e achar que já se passou tempo demais. Você, não. Parabéns pela coragem, Evelyne!

    ResponderExcluir
  6. Fiquei feliz por ter compartilhado com vocês esse "desarquivamento". Estou apenas começando, mas já fascinada.
    Obrigada Marcelo, Núbia, Sayonara (adoro Psicanalise, menina!), Risomar e Mara!
    Beijos

    ResponderExcluir