domingo, 23 de maio de 2010


Conforme o original

Caríssimos leitores, boa tarde.
O alemão Johannes Guttenberg deixou, para a humanidade, um legado que não tem preço. Tivesse o poder de canonizar alguém, eu o faria, com esse inventor (sequer sei se tinha ou não vida ilibada para se tornar santo, não importa) e o alçaria à condição de padroeiro dos escritores. O benefício que esse homem nos trouxe não tem preço. Seu invento propiciou a maior das revoluções da História.
Não houvesse inventado os tipos móveis, por exemplo, para a impressão de livros (e de outros textos quaisquer, claro) certamente a humanidade não estaria presenciando essa explosão de conhecimentos, que são cada vez mais difundidos, atingindo todas as camadas sociais e que são como bolas de neve rolando montanha abaixo, ou seja, quanto mais descem, mais aumentam.
Sua invenção é como aquela lenda do ovo de Colombo. O navegador genovês teria assegurado aos doutores da igreja que conseguiria fazer esse produto dos ovíparos parar ereto. Estes duvidaram e ameaçaram-no, até, de considerá-lo herege por tamanho atrevimento. E o que o sonhador genovês fez? Simples. Limitou-se a dar leve batidinha numa das extremidades do ovo, quebrando ligeiramente sua casca, e deixando-a, por conseqüência, achatada. Em seguida, sem a menor dificuldade, colocou-o de pé. “Assim nós também faríamos”, teriam dito os tais “sábios”, que na verdade pouco sabiam. Pois é, e por que não fizeram?
O mesmo se pode dizer sobre os tipos móveis de Guttenberg. Mas até ele ousar em experimentar seu método de reprodução de textos, o que fez em 1442, ninguém havia imaginado esse método. Ou se alguém imaginou, não tentou pôr em prática, talvez duvidando da sua eficácia e do seu valor prático. O inventivo alemão, para comprovar a utilidade da sua idéia, resolveu imprimir as 671 páginas da Bíblia. Começou a tarefa em 1450 e só concluiu-a em 1454. A maior parte do tempo, claro, despendeu na elaboração das respectivas matrizes. Com estas prontas... foi moleza.
“Quatro anos para imprimir 671 páginas?!”, perguntarão com certeza, em tom de disfarçada exclamação e até de deboche, pondo em dúvida a praticidade da idéia de Guttenberg, os eternos “do contra”, que vêem defeitos em tudo e todos. “É muito tempo!!!”, acrescentarão. De fato, é mesmo. Ocorre que o inventor imprimiu 300 exemplares, dos quais ainda restam 40 em mãos de colecionadores e em alguns museus, e não somente um.
Raciocinem comigo e pensem quantos anos os monges copistas precisariam para concluir esse mesmo número de cópias. No mínimo, uns vinte. E por mais atentos e concentrados que fossem, cometeriam, certamente, inúmeros erros. Trocariam algumas palavras, grafariam errado outras, pulariam trechos, assassinariam a concordância e assim por diante. Afinal, eram humanos, e não máquinas precisas e infalíveis.
Imaginem, até Guttenberg desenvolver seu invento, como era a produção de livros nos centros culturalmente mais avançados no mundo. Nos menos avançados, sequer se cogitava desse produto. Cada exemplar era copiado à mão. E dificilmente (só mesmo por acaso) uma cópia saía rigorosamente igual a outra. Entre o original, encaminhado pelo autor, e a versão final, havia infinitas diferenças. Eram palavras trocadas, suprimidas ou acrescentadas em profusão. Isso sem falar nas traduções, nem sempre feitas do texto original, mas de traduções de traduções de traduções. Um horror! O que lemos hoje, do que foi escrito antes da invenção dos tipos móveis, é, pois, mera “aproximação” do que os escritores de fato produziram.
Os monastérios de então faziam as vezes de editoras. Dezenas de monges passavam a vida inteira, da mocidade à velhice, empenhados nessa maçante tarefa. Por maior que fosse seu nível de concentração, os erros eram inevitáveis. Vão me enganar que algum desses copistas não se sentia tentado a adulterar (e não adulterava) os originais? O que contrariava aquilo que pensavam, faziam soar o contrário do que o autor concebeu, com o acréscimo ou supressão de meia dúzia de palavras. Ademais, durante o trabalho, sentiam fome, sede, vontade de ir ao banheiro e assim por diante, como todos nós. Tudo isso, convenhamos, eram inevitáveis fatores de distração.
E as tiragens? Eram ínfimas. Um livro, com 30 exemplares, podia ser considerado best-seller. É verdade que havia carência de leitores. Com base em documentos históricos da época dá para se estimar que 90% da humanidade era composta de analfabetos. Aliás, ler não era considerado importante nem pela realeza. Inúmeros monarcas eram rigorosamente iletrados. E os que sabiam ler e escrever não eram vistos como superiores a ninguém, como às vezes ocorre hoje. O que contava, então, era a perícia no manejo de uma espada, ou a aptidão para montar a cavalo, ou o treinamento na arte de matar, ou seja, para a guerra etc.
Queiram ou não, o invento de Guttenberg, de alguma maneira, mudou tudo isso. Hoje, embora alguns países ainda ostentem altas taxas de analfabetismo, pode-se dizer, sem medo de errar, que a maior parte da humanidade sabe ler e escrever (se gosta ou não de fazê-lo ou se o faz bem, é outra história).
A rigor, nem na atualidade, nós, escritores, conseguimos com que nossos livros venham a público rigorosamente da forma que os concebemos. É verdade que o computador reduziu a quase zero o número de erros. Temos os corretivos ortográficos, que assinalam em vermelho, por exemplo, quando cometemos falhas de grafias ou de digitação. E marcam em verde os eventuais equívocos de concordância, regência, pontuação etc. Ainda assim... muita coisa escapa, para nosso desespero.
Os originais dos nossos livros seguem para as editoras, que contam com equipes de revisores (pelo menos as melhores delas). Estes detectam o que escapou da nossa vista e o advento do e-mail facilitou sobremaneira seu contato com os escritores, para dirimir possíveis dúvidas, em geral estilísticas. Ainda assim... vários erros escapam, para nossa suprema frustração. Imaginem se Guttenberg não houvesse inventado os tipos móveis e estivéssemos, ainda, por conta dos copistas! Seria um Deus nos acuda, não é verdade?!

Boa leitura

O Editor.

Um comentário:

  1. Nem todos os editores ajudam a retirar erros. Há os que os acrescentam, pode acreditar. Comigo aconteceu isso. Como se não bastassem os meus erros, ainda vi alguns acrescentados pelo editor. Isso foi quando discordamos de alguns aspectos durante a edição do meu livro. Mas, em vez de me aborrecer, achei melhor fechar os olhos. Mesmo por que não haveria mais jeito.

    ResponderExcluir