sexta-feira, 18 de dezembro de 2009




Gravação horário político

* Por Rodrigo Ramazzini

- Pronto candidato? Ok. Um, dois, três... Gravando!
- Olá amigo eleitor. Se você está indignado com essa corrupção toda, com esse monte de CPIs que não levarão a nada, então, falamos a mesma “língua”, pois eu também não agüento mais essa situação. Chega! Temos que dar um basta. Fazer literalmente uma “limpa”. Por isso, peço-lhe o seu voto, pois juntos vamos acabar com essa maracutaia que está aí armada. Sou rotulado (E você sabe disso, pois conhece as minhas atividades políticas), como a honestidade em pessoa. Não há um processo contra mim. Realizo um trabalho de muita luta muito esforço e dedicação. Sou como você, eleitor, e gente como a gente mudará o país. Por isso solicito esse voto de confiança. Tenho projetos a realizar na área da educação, por exemplo. Uma área que merece toda a nossa atenção, pois o progresso do país passa pela educação. Voltaremos também a nossa atenção para a saúde pública, que no estágio atual encontra-se calamitosa. Temos que investir o dinheiro público de forma correta, e uma dessas maneiras, e não tenho dúvida, é na saúde do povo. Olharemos com carinho para a agricultura. A agricultura familiar, tão importante para o crescimento das exportações. E para escoar esse aumento nas exportações, recuperaremos as rodovias nacionais. Onde houver um buraco, o fecharemos. Faremos novas ferrovias, um transporte de excelente eficiência, mas pouco utilizado. Modernizaremos os portos, facilitaremos os trâmites administrativos no embarque de cargas, assim garantiremos a competitividade no mercado internacional. Programas de habitação popular, a continuidade dos atuais programas de assistência social, sendo que os ampliaremos, atingindo todos que vivem abaixo da linha da pobreza, pois é inadmissível para um governante não indignar-se com o fato de que as pessoas não se alimentam pelo menos três vezes ao dia. Prometo aqui, neste espaço, também, gerar empregos que absorvam toda a população economicamente ativa, e faremos isso através da redução gradativa dos juros e uma diminuição na carga tributária. Com isso, aqueceremos a economia, e atrairemos novos investimentos, gerando emprego, renda, e um desenvolvimento nunca visto na história desse país. Prometo, também, acabar com todas essas facções criminosas que estão alojadas nas favelas, e principalmente, nos presídios brasileiros. Acabaremos com as mordomias desses bandidos, fazendo novas prisões com o sistema diferenciado. Criaremos o programa de sociabilidade, visando à recuperação dos detentos, formando-os em uma profissão, a fim de os reintegramos em condições de viver suas vidas fora do âmbito do crime. Bem, caro eleitor, esses são alguns dos projetos que tenho para mudar o Brasil, e finalmente transformá-lo no país do futuro. Confie em mim! Eu prometo e faço. Você me conhece. Conto com o seu voto em outubro. Obrigado!

- Corta! Ok, candidato...
- Certo. Como ficou?
- Ficou ótimo candidato.
- Só me tira uma dúvida: quem escreveu esse discurso?
- Aquela consultora de marketing, a Magda. Por que, candidato?
- Ficou bom, hein! Muito bom...

* Estudante de Jornalismo na Unisinos (RS). Faz matérias como free-lance. Escreve semanalmente, para o jornal Portal de Notícias e para o Site www.sulmix.com.br*. Suas crônicas têm como principal característica o humor.

3 comentários:

  1. Sempre me divirto com os seus textos, mas
    confesso que falei um sonoro palavrão no finalzinho...
    Adorei!!!!!
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Núbia,

    Muito obrigado pelo carinho ao longo deste ano.

    Aquele abraço!!!

    ResponderExcluir
  3. A ladainha não muda. Cansa o político e o eleitor, mas não leitor. Nem o candidato acredita nas balelas que diz. Mas para quem acha que os políticos são falsos, deveria pensar um pouco no comportamento dos eleitores. Essa turminha consegue ser ainda menos verdadeira.

    ResponderExcluir