terça-feira, 10 de outubro de 2017

Felicidade ou Infelicidade?


*Por José Calvino

Azambujanra chegou de visita à minha casa domingo, 01/10), contando que o seu irmão e a sua cunhada (idosos) estão em depressão por causa dos filhos desempregados. Nós sabemos que a depressão é uma enfermidade grave que pode fazer o enfermo perder o gosto pela vida e até mesmo causar isolamento e tentativa de suicídio. Até o ano passado, em momento nenhum aconteceram fatos graves na vida de ambos. Tudo muito bem.

Mas,  Azambujanra, revoltado contou  o que vem ocorrendo e relatou observações por razões de saúde de sua cunhada e de seu sobrinho. Resumidamente, a situação não é tão grave para o desgoverno que aí está, até porque as autoridades nunca investiram em educação, emprego digno e saúde. Vejam que não são filhos de favelados, estes que geralmente não têm nenhuma oportunidade na vida, sendo marginalizados…

Mas, o que vem ocorrendo com a família de meu amigo, e que, na verdade, acontece direto aqui no Brasil é o benefício que quando é solicitado (aposentadoria por invalidez) é concedido apenas às pessoas miseráveis, com família incapaz de prover sua manutenção, aquela cuja renda per capita não supere ¼ do salário-mínimo. Perguntado se o seu sobrinho já contribuiu para a Previdência Social “Renda distribuída com justiça pelo governo federal”, Azambujanra respondeu negativamente. Por “lei”, os seus genitores têm a obrigação “legal” de prover-lhe o sustento...

O irmão de Azambujanra não é homem de muitos “amigos”. Sempre se  preocupou com o futuro da família, e é este o motivo que achei por bem esclarecer o que vem acontecendo com os pobres do nosso País, com propagandas enganosas por parte dos governos Federal, Estadual e Municipal.
 
Termino esta crônica ouvindo a sua sobrinha poetar  Atormentação”


Cada dia as queixas contínuas
dos filhos que não trabalham
atormentando a mãe
sem mais pensando.
 
E, plácida, a pobre velha
abandona a casa,
deixando o velho pai atormentado.
Com que razão?
 
Se a humanidade
deseja a paz, pelo menos
saibam onde está a verdade
enquanto isso aguardo,atormentado,uma solução.
 
Obs.: A felicidade não é fácil e, parafraseando o saudoso poeta Vinicius de Moraes, “tristeza não tem fim; felicidade sim”.
 
*Escritor pernambucano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário