quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Para viver a força e o vigor


* Por Mara Narciso
 
A população em geral tem preocupação com a pele do rosto, especialmente com a acne nos adolescentes. Quando os 35 anos são ultrapassados vêm os cuidados para amenizar o envelhecimento da pele. Então, após os 40 anos, o limiar da juventude, chega o começo da perda de vitalidade. Atualmente, a expectativa de vida no Brasil é de 75 anos, e a velhice, por lei, começa aos 60 anos.
 
Os cuidados preventivos para um envelhecer saudável deveriam começar na infância, fazendo-se uma reserva de ossos e músculos através de boa alimentação e exercícios. Pouco se faz, e então, no susto, descobre-se a redução do vigor. São comuns pessoas aposentadas, mergulhadas na prática da imobilidade, pouco depois dos 60 anos, mostrarem dificuldade para se levantar, e se nada for feito, poderão até parar de andar, por perda relativa da força muscular. O músculo parado e mal alimentado perde fibras e energia. É preciso exercitar mais nesse mundo em que as máquinas trabalham por nós.
 
A idade geral da pessoa, ao longe, é percebida num olhar. A postura ao andar salta aos olhos, e indica o quanto alguém investiu no envelhecimento sem doença. Todos os sistemas estão interligados, por isso é preciso cuidar das emoções, do espírito e do corpo.
 
Na velhice, recomendam-se exercícios na água, quando houver problemas ortopédicos, mas a melhor alternativa para acordar os músculos em qualquer idade é associar musculação ao Pilates, o método de puxar molas, criado por Joseph Pilates, cujo legado está completando cinco décadas.
 
O Pilates propicia uma evolução gritante na qualidade do desempenho. Gradualmente, quem treina vai reconhecendo todos os músculos e tomando consciência do seu corpo, e, com rotina e disciplina, ganha equilíbrio, força, flexibilidade, resistência e habilidade em executar os exercícios. Também adquire um andar mais ágil. O grau de dificuldade vai se ampliando com o treinamento. A melhora é progressiva e o resultado efetivo. Quem imagina que Pilates sejam exercícios de alongamento para idosos, descobre na primeira aula, como estava enganado. Em dois tempos frequentei Pilates cuja soma dá dois anos, e, em ambas as fases, notei marcantes mudanças.
 
Depois de 20 aulas, eu percebi diferenças e após 30 aulas os outros perceberam. A alteração estética foi grande, com aumento da massa muscular e diferença na forma do corpo. Pareceu que eu tinha emagrecido, sendo que, no entanto, meu peso tinha aumentado 1,5 quilos, com ampliação de algumas medidas e redução de outras. Ganhei tônus muscular, ficando com a aparência mais fortalecida.
 
Há quem faça esses exercícios todos os dias, mas alternar dois dias de Pilates e mais dois de musculação é suficiente para um ganho substancial de músculos e esqueleto.
 
Fazer Pilates é penoso, por se tratar de respirar e estar no mundo, adequadamente, tendo consciência corporal e postura correta. Os exercícios são a antítese do que se faria espontaneamente e o forte são os exercícios isométricos, de maior complexidade e que trazem excelentes resultados. Assim, se está fácil, esteja certo de que está errado. No Pilates o exercício é antinatural, com esforço para despertar músculos nunca usados, e, por isso mesmo, esquecidos.
 
Não há nada melhor do que Pilates para fortalecer o abdome. Todos os exercícios devem ser feitos com a respiração correta e ampla, com tórax aberto e os músculos gerais ativados, especialmente abdome, assoalho pélvico e região da escápula. Quanto mais consciência o praticante tiver dos seus músculos, durante a execução dos trabalhos, melhores os resultados.

* Médica endocrinologista, jornalista profissional, membro da Academia Feminina de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico, ambos de Montes Claros e autora do livro “Segurando a Hiperatividade”


Um comentário:

  1. Boas e saudáveis dicas, Mara. É a chamada Medicina Integrativa, ganhando o merecido e cada vez maior espaço nas abordagens médicas. Abraços.

    ResponderExcluir