quinta-feira, 1 de junho de 2017

A foto


* Por Gustavo do Carmo


Ah não, pai! Eu não vou tirar foto com ela.
Mas ela é sua irmã.
Eu sei! Mas tira ela perto de mim. Estou com medo dela.
Vocês sempre foram tão amigas. Por que agora não quer mais tirar foto com ela?
Falou certo. Nós fomos. Não somos mais.
Você sempre amou a sua irmã. Vai tirar foto com ela, sim!
Eu não vou!
Eu estou perdendo a paciência, Gertrudes! Se não tirar essa foto com a sua irmã eu vou te dar uma surra de vara de marmelo!
Prefiro a surra! Mas eu não quero tirar foto com a Januária.
Ela vai ficar magoada com você.
Não vai, não!
Vai sim! Ela ama você. Vocês são tão amigas.
Pai! A Januária está morta! Eu não vou tirar foto ao lado de uma defunta posando de viva! Pra quê essa mania?!
Essa é uma tradição familiar, Gertrudes! Desde o século XVIII nossa família tira fotos com parentes mortos. Agora fica quieta que eu preciso tirar a foto.
Pai! Nós estamos no Século XXI.
Eu sei! Agora cala a boca e me deixa tirar essa bendita foto com a sua irmã que o corpo dela está começando a apodrecer e eu preciso devolvê-la para a funerária. Depois você tira uma selfie com ela.


E as duas irmãs tiraram a última foto juntas. As mãos de Januária, morta de câncer aos 16 anos, já estavam acinzentadas.


* Jornalista e publicitário de formação e escritor de coração. Publicou o romance “Notícias que Marcam” pela Giz Editorial (de São Paulo-SP) e a coletânea “Indecisos - Entre outros contos”.
Bookess - http://www.bookess.com/read/4103-indecisos-entre-outros-contos/ e
PerSe -http://www.perse.com.br/novoprojetoperse/WF2_BookDetails.aspx?filesFolder=N1383616386310

Seu blog, “Tudo cultural” - www.tudocultural.blogspot.com é bastante freqüentado por leitores

Nenhum comentário:

Postar um comentário