quinta-feira, 22 de maio de 2014

O Recife na MPB

* Renato Phaelante da Câmara

Situada no litoral do Nordeste brasileiro, a cidade do Recife, cujo nome de origem árabe, "arçif" significa "calçada, caminho pavimentado, dique, paredão, cais", é sem dúvida, uma das belezas geográficas de maior atração para o visitante que dela se aproxima por mar, terra ou ar.

Possuindo, atualmente, cerca de um milhão e meio de habitantes, o Recife é dono de uma característica ímpar no cenário brasileiro, sendo formado por ilhas: ilha do Recife, ilha de Santo Antônio e ilha da Boa Vista, contando com, aproximadamente, 135 pontes de acesso ao centro e aos bairros periféricos.

Surgido de uma aldeia de pescadores e mareantes, registrada no Foral de Olinda de 12 de março de 1537, passou à condição de vila em 19 de novembro de 1709 e veio a se tornar capital do Estado de Pernambuco, a 15 de fevereiro de 1827.

Recife, a qual estrangeiros de diversas procedências tentaram conquistar, mas foram conquistados pela sua beleza e pela alma nativa, alegre, festiva, generosa e altiva do seu povo, tem sido fonte transbordante de inspiração para poetas, prosadores, pintores, escritores, animadores culturais e compositores musicais.

São inúmeros os movimentos libertários de repercussão nacional, nascidos no Recife. As batalhas contra os holandeses, a luta pela independência do jugo português, pela abolição da escravatura, pela República.

O Recife é o berço da literatura brasileira. Recife de velhos sobrados, guardando solenemente sua memória heróica, suas Igrejas seculares, sua beleza natural, suas praias, seus coqueiros, seus rios, suas frutas tropicais, sua cozinha típica, seu artesanato, seu carnaval com ritmo, música e coreografia próprios: os frevos de rua, de bloco e canção; seu maracatu, herança africana, tão representativo de um povo. Recife e seus tipos populares, seus valentões, heróis anônimos do cotidiano da cidade no passado; Recife dos trovadores e seresteiros, dos pregões e das loas melódicas dos antigos carregadores de piano.

É esse o Recife que se pretende resgatar aqui, o dos poetas da cidade, do Nordeste e do Brasil inteiro - alguns meros visitantes, outros que nela viveram, alguns ainda, atraídos pelo feitiço marcante da "Veneza Brasileira", da "Metrópole do Nordeste", da "Capital das Pontes e dos Rios", da "Cidade Lendária" - que a cantaram na poesia de suas músicas.

Fonte: RECIFE, UM TEMA NA DISCOGRAFIA DA MPB. Renato Phaelante da Câmara. Fundação Joaquim Nabuco, Instituto de Pesquisas Sociais, Departamento de Antropologia, Coordenadoria de Estudos Folclóricos, Recife, 1997.


* Ator, pesquisador, produtor de rádio e televisão e compositor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário