terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Literatura & Carnaval


*Por José Calvino

 Gagarin subiu, subiu, subiu,
 foi até ao espaço sideral,
chegou perto da lua e sorriu:
 “Vou embora pro Brasil
que o negócio é carnaval”


A primeira estrofe acima é do frevo composto por Gildo Branco que foi sucesso há 50 anos quando Gagarin entrou para a história, isto em 1961, ao dar a volta na órbita da terra... O carnaval agora praticamente já começou aqui em Recife e em Olinda. Um professor amigo nosso, sobretudo de Azambujanra, ao ouvir o referido frevo,  fez uma pergunta: “quem prova que Gagarin pisou na lua?” Em todas as áreas existem perguntas sem repostas. Mas, Azambujanra se limitou a dizer que tudo é mentira, nós somos tão ignorantes em aceitar essas baboseiras todas e as religiões aproveitam, por exemplo, quem foi o grande mestre da cura pela imposição das mãos, todos nós sabemos através do Novo Testamento da Bíblia que foi Jesus Cristo, que durante sua vida terrena realizou muitas curas utilizando-se da energia etérica à distância e também colocando seus dedos em partes do corpo do paciente, como é relatada a cura de dois cegos.

Bom, na melhor das hipóteses, eu e meu amigo Azambujanra, não estamos a fim de brincar o carnaval como sempre brincamos. Confesso, entretanto, que não tenho mais paciência nem os prazeres de fazer o passo do frevo pernambucano, sambar...

Meu amigo prefere reler o livro de Tolstoi: “O reino de Deus está em vós”. Muitos dos seus amigos não entendem e é este o motivo de não acreditar em certas coisas. Tolstoi, no capítulo II do seu livro, procurou exprimir as críticas russas ou estrangeiras divididas em duas categorias, que eu passo a transcrever: “(...) As religiosas, de escritores que se consideram fiéis e, as dos livres-pensadores”.

Ele acusa  em seu livro, os doutores da igreja de ensinarem uma doutrina claramente contrária aos preceitos de Cristo, sobretudo, ao mandamento da não-resistência ao mal com a violência.

Finalizando, o carnaval do Recife e Olinda já começou com brigas, drogas...o ‘escambau’!


*Escritor pernambucano

Nenhum comentário:

Postar um comentário