sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Em busca de sentido – Um psicólogo no campo de concentração, Viktor E. Frankl

* Por Eduardo Oliveira Freire


Frankl compartilha suas experiências e de outros indivíduos prisioneiros de campos de concentração no período da Segunda Guerra Mundial.

No primeiro momento faz até um recorte de seu objeto de estudo: “Este livro não se trata de fatos e acontecimentos externos, mas de experiências pessoais que milhares de prisioneiros viveram de muitas formas. É a história de um campo de concentração visto de dentro, contada por seus sobreviventes”. Portanto, o autor pretende expor que não quer dar conta de tudo, mas, mostrar seu entendimento e o método terapêutico que ele desenvolveu, a logoterapia. Na primeira parte do livro há os relatos no campo de concentração e no segundo, uma introdução à logoterapia.

O que me impressionou foi a franqueza de Frankl ao mostrar como a natureza humana é muito mais complexa que os estereótipos. Relata a violência dos nazistas e ao mesmo tempo mostra como outros judeus foram algozes de seus próprios “irmãos”, para terem privilégios e salvarem a própria pele. Foram designados como Kapos, aos quais os alemães designavam tarefas especiais nos guetos e campos de concentração. Atuavam no conselho e polícia judaicos, e nos campos como comandantes, chefes de alojamentos, e nos crematórios. Entretanto, houve oficiais alemães que ajudaram muito mais os prisioneiros que os próprios Kapos.

A partir dessas experiências, o autor percebeu que muitos ficaram embrutecidos ou apáticos ou se agarravam ao passado. Não tinham mais sentido para viver. A logoterapia mostra o contrário, podem-se encontrar novos sentidos de viver e aprender a lidar com a dor, tornando-a produtiva. “O termo "logos" é uma palavra grega que significa "sentido". Assim, a "Logoterapia concentra-se no sentido da existência humana, bem como na busca da pessoa por este sentido" (Frankl). "Para a Logoterapia, a busca de sentido na vida da pessoa é a principal força motivadora no ser humano..." A Logoterapia é considerada e desenhada como terapia centrada no sentido. Vê o homem como um ser orientado para o sentido". (Frankl).

O livro expõe que o ser humano precisa encontrar seu sentido na vida e perceber que no sofrimento ou na dor há algo positivo, fortalecendo o indivíduo a continuar a viver.

* Formado em Ciências Sociais, especialização em Jornalismo cultural e aspirante a escritor - http://cronicas-ideias.blogspot.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário