domingo, 23 de novembro de 2014

Classe média divorciada


* Por Leandro Barbieri


Estava ouvindo Carmem de Bizet. Concentrado no sofá, deixava-se levar por cada verso. Ela entra e desliga o som.

JÚLIO- Porquê você fez isso?
MARLY- Detesto quando você escuta ópera nesse volume. Preferia seus tempos de roqueiro.
JÚLIO- Você detestava quando eu ouvia Pink Floid nesse volume.
MARLY- Qualquer música que você escute nesse volume eu vou detestar.
JÚLIO- Eu preciso te falar uma coisa.
MARLY- Fala...
JÚLIO- Desse jeito não dá mais para continuar.
MARLY- Eu também acho... Mas você tem outra idéia?
JÚLIO- Não, você sabe que não.
MARLY- Permanecer na mesma casa é a única forma de nos mantermos em um  teto decente... Temos que aprender a conviver como dois colegas.
JÚLIO- É difícil. Eu sinto como se ainda fossemos casados...
MARLY- Com o tempo você acostuma.
JÚLIO- Marly, faz 5 anos que nós nos separamos...
MARLY- Júlio... Não tem outra forma... Classe média é isso... Rico pode se separar porque tem muito pra dividir... Pobre pode se separar porque não tem nada mesmo... Mas classe média não pode arriscar...
JÚLIO- Talvez se você namorasse caras mais ricos...
MARLY- Porque você não namora mulheres mais ricas?
JÚLIO- Porque as mais ricas são também as mais exigentes e nunca entenderiam que eu, mesmo separado, moro com minha ex-mulher.
MARLY- Agente podia inventar que somos irmãos.
JÚLIO- Não gosto de mentira.
MARLY- Eu também não. Por isso que me separei de você.
JÚLIO- Eu prometi pra mim mesmo que não discuto mais isso.
MARLY- Claro, você sabe que estava errado...
JÚLIO- Viu só? É justamente disso que eu estou falando. Nós já estamos separados, já
trepamos com outras pessoas, mas mesmo assim ainda discutimos nossa relação. Que eu me lembre essa era a pior parte do nosso casamento.
MARLY- A pior parte do nosso casamento eram as suas mentiras.
JÚLIO- Eu prometi pra mim mesmo que não discuto mais isso.
MARLY- Claro, você sabe que estava errado...

Toca o telefone. Ela atente.

MARLY- Alô... Oi amor... Sei... Não, tudo bem... Claro meu bem... Entendo... Claro que
entendo.. Tá bom... Beijinho... Tchau...
JÚLIO- Ele desmarcou de novo?
MARLY- (Melancólica) É...
JÚLIO- (Consolando) Senta aqui... Você vai encontrar alguém...
MARLY- Até agora eu só atraí problema...
JÚLIO- Uma hora as coisas se ajeitam. Você vai encontrar alguém que te dê atenção, que te dê carinho...
MARLY- ...que não minta pra mim...
JÚLIO- Eu prometi pra mim mesmo que não discuto mais isso.
MARLY- Claro, você sabe que estava errado...

*Roteirista, diretor e pesquisador de Telenovelas Brasileiras. Assina o roteiro de Umas & Outras, primeira novela interativa da internet. No espaço Literário do Comunique-se, resgata a estrutura do Folhetim Francês, embrião da telenovela de hoje.


Nenhum comentário:

Postar um comentário