quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Pedaço

* Por Sayonara Lino

Demorei anos para voltar. Não que estivesse tão distante, mas a correria da vida não permitiu que retornasse antes. A casa parece ainda maior. Está precisando de uma reforma, mas continua acolhedora. Está mais vazia, nem todos que aqui cresceram retornam, mas os que restaram me parecem bem felizes.

Ontem choveu demais. Tem uma goteira bem perto da janela, isso atrapalhou o sono, mas pela manhã me senti renovada. Acordar e ver as montanhas assim tão de perto me faz bem. Os cães latiram muito, o que não falta aqui é a presença dos animais. Mais um ponto positivo.

Hoje o tempo firmou pela manhã. Tomei o café e peguei a bicicleta do meu primo, que estava encostada quase me convidando. Saí pela cidade e percebi que não conhecia mais ninguém. Certamente os antigos amigos foram para outros lugares, mais movimentados e interessantes. Embora seja pacata, gosto daqui. Me traz boas recordações de um tempo bom que passou.

Depois do jantar, nos reunimos para ver algumas fotografias na TV, o que nos arrancou umas boas risadas. Fotos de vinte anos atrás, eu pequena com um óculos enorme, minha irmã dirigindo o fusca do meu tio, os primos brigando para ver quem ficaria na frente de todos... O tempo estava congelado ali.

Uma volta de carro me fez perceber o quanto tudo estava limpo e bem cuidado ao redor. Bateu uma saudade e vontade de permanecer mais tempo, mas hoje em dia não há possibilidade. Gostei de rever pessoas e lugares, nas paisagens de Minas que sempre me encantam. Buscar minhas raízes sempre resgata um precioso pedaço de mim.

• Jornalista, fotógrafa e colunista do Literário

Um comentário:

  1. De alguma maneira essas voltas nos fazem beliscar o passado. Geralmente surge a saudade, inundada de nostalgia. Mas é bom.

    ResponderExcluir