sexta-feira, 20 de agosto de 2010




Por que eu tenho que comer vagem?

* Por Rodrigo Ramazzini



Durante o jantar. Na mesa, o casal, em crise, e os dois filhos, meninos, que são gêmeos. Um deles questiona.
- Pai! Por que... Eu... Tenho... Que comer... Vagem?
- Fecha essa boca e engole primeiro antes de falar!
- Pai... Deu, agora... Pode olhar, ó! Comi tudo...
- FECHA A BOCA, JÁ FALEI!
- Não grita assim, Mauro!
- Tu não estás vendo o que essa criança está fazendo, Marília?
- Estou! Mas não precisa gritar desse jeito!
- Que falta de educação, meu Deus! Essas crianças estão cada vez piores!
- Eu sei! Mas não precisa gritar!
- É muito feio comer de boca-aberta! Ouviram, crianças? É MUITO FEIO!
- Pára de gritar, criatura!
- Estou só tentando dar um pouco de educação.
- E precisa gritar para educar?
- Pai! Pai! Não respondeu: por que eu tenho que comer vagem?
- Porque, porque, meu filho...
- Responde direito para a criança, Mauro!
- Vai querer me ensinar agora?
- Vou, sim!
- Alguém responde: por que eu tenho que comer vagem?
- Por que sim! Come quieto agora...
- É assim que queres educar os teus filhos?
- Por que estás perguntando isso?
- Porque a educação que tu estás cobrando das crianças está faltando em ti, Mauro!
- Estás insinuando que eu não sei educar os nossos filhos?
- Não estou insinuando... Por que tu não podes responder direito para a criança?
- Responde: estás insinuando que eu não sei educar os nossos filhos?
- E não sabe mesmo!
- Que absurdo! O que sobra para ti, então!
- Ah tá! A culpada sou eu agora!
- Pela maior parte sim!
- Devo ser mesmo a culpada, afinal, essas crianças praticamente não tem pai!
- Por que estás dizendo isso? Quando que eu fui ausente, Marília? Quanto falhei na educação das crianças, hein?
- Agora, mesmo! Quantas vezes já conversamos sobre não discutir na frente deles?
- Tu estás querendo...
- Parem com isso! Por favor, alguém pode me responder por que eu tenho que comer vagem?
Com o questionamento, o casal se olha e juntos deixam a mesa em direção ao quarto. De lá, ecoa o barulho dos gritos pelo recomeço da discussão. As crianças trocam olhares e, modificando a dúvida, o menino pergunta ao irmão:
- Eles brigam por que eu tenho que comer vagem?
O som ocasionado pelo acionamento da campainha da casa invade o ambiente, interrompendo a breve conversa entre as crianças. O menino em “dúvida” se dirige até a porta e a abre. Um senhor baixo, de aparência calejada pelo tempo, com uma rala barba branca, um tanto corcunda, está parado em frente à porta e oferece:
- Quer comprar vagem, menino?
Um brilho reflete dos olhos da criança. Finalmente, a sua inquietante dúvida poderia ser sanada. Então, sem titubear, ele responde a questão com outra pergunta:
-Por que eu tenho que comer vagem, senhor?
Surpreendido pelo questionamento do garoto e ouvindo o barulho dos gritos do interior da casa, o homem sorri e com a malícia adquirida pelos anos em vendas, responde:
- Além de gostosos, meu filho! Talvez, o verde do legume possa trazer alguma paz para essa casa... Então, por que não compras, hein? Estão bem novinhos...
Convencido pelo argumento do velho homem e com a ingênua e infantil perspectiva que a simples cor da vagem solucionasse o problema dos conflitos entre os pais, trazendo tranqüilidade à residência e o fim das discussões, o menino pega um dinheiro que estava em cima de uma cômoda e compra tudo do legume.


• Jornalista

3 comentários:

  1. Quantas vezes me perguntei por que eu tenho que
    comer fígado? Blarghhhhhhh
    Beterraba? Iaccccccc
    Ou então feijão branco? Misericórdia...
    Minha mãe nunca me negou uma resposta e somente pelo seu carinho eu comia o tal trem...
    Beterraba? Essa não desceu e quando perguntei a minha vó chorando ela me bateu com a colher.
    Criança sofre rsrsrsr
    Adorei Rodrigo.
    Abração

    ResponderExcluir
  2. Finalmente a criança achou uma resposta lúcida e amplamente explicativa: ele precisa comer vagem porque o vendedor precisa vendê-la. Isso faz lembrar uma clássica pergunta do tempo em que os controles remotos começaram a ter múltiplas funções, tornaram-se enormes e complexos. Alguém, num comercial ousou perguntar o motivo de tantos botões. A resposta foi bem sincera: " pra ficar mais caro"!

    ResponderExcluir
  3. Núbia e Mara,

    Uma confissão: eu odeio vagem! Hehehehehe

    Muito obrigado pelo carinho.

    Aquele abraço!

    ResponderExcluir