domingo, 22 de agosto de 2010







Pão nosso de cada hora

* Por Pedro J. Bondaczuk

O homem vive de ilusão”. Essa afirmação categórica e peremptória é do escritor português, Antero de Figueiredo, que nasceu em Coimbra, em 28 de novembro de 1866 e morreu na cidade do Porto, em 10 de abril de 1953. Certamente, muitos contestam-na, contestaram-na e a irão contestar tempos afora, dizendo que tal declaração é uma generalização sem fundamento e que boa parte das pessoas, se não a maioria, encara a vida com os pés bem fincados no solo da realidade. Será?

Gosto, particularmente, desse escritor, não apenas pela profundidade do que escreveu, do seu estilo e da elegância com que maneja seu instrumento de trabalho (a palavra), mas porque sua trajetória de vida guarda algumas semelhanças com a minha. Como ele, por exemplo, também pretendi seguir a Medicina. Ele, na tradicional Universidade de Coimbra, eu... em Botucatu, aqui no Brasil.

Antero desistiu do curso e enveredou para as Letras. Formou-se na Universidade de Lisboa. Eu... abri mão do meu sonho para encarar o Jornalismo. Nossa identidade de trajetória de vida, porém, pára por aí. O escritor português desenvolveu brilhante carreira na Literatura Portuguesa e tornou-se um marco, nos séculos XIX e XX. Eu... tento abrir caminho na Brasileira neste confuso e dramático século XXI.

E o que vem a ser a tal da ilusão, sobre a qual tantos falam e escrevem e poucos se dão conta do que, de fato, se trata? A palavra deriva do latim “ilusione”. Os dicionários classificam-na da seguinte forma: “Substantivo feminino – engano dos sentidos ou da inteligência; interpretação errada de um fato; pensamento quimérico; coisa efêmera; utopia; fantasia; efeito artístico que produz ou procura produzir a impressão de realidade”.

Quem pode afirmar, com absoluta honestidade – e não apenas dizer, mas provar –, que nunca passou por nenhuma dessas situações? Todos já passamos e não apenas uma só vez, mas inúmeras, em vários dias, semanas, meses, anos, pela vida afora. Antero de Figueiredo vai mais longe. Afirma que a ilusão é o “pão nosso de cada hora”. E eu diria mais: “de cada segundo da nossa trajetória pelo mundo”.

Quem nunca foi enganado pelos sentidos? Quem nunca interpretou de uma determinada forma o que viu, quando na verdade era muito diferente do visto? Isso acontece com incrível freqüência, a todo o momento, e raramente nos damos conta. O mesmo equívoco ocorre com as “interpretações” da audição, do paladar, do tato e do olfato. E a inteligência, nunca se engana? Interpreta corretamente o que nos cerca ou de que tomamos, de alguma forma, conhecimento? Percebe, com absoluta lucidez (e nitidez), sem a menor possibilidade de enganos, as motivações e conseqüências dos fatos? Raramente! Diria, praticamente nunca. Vive a cometer equívocos, gerando, portanto, ilusões.

E quem nunca teve algum pensamento quimérico? Quem nunca desejou e sonhou com algo que não existe, não, pelo menos, daquela forma exata que almeja? Quanto à efemeridade... Tudo é efêmero, transitório e passageiro. Principalmente cada um de nós. O que são setenta, oitenta, noventa ou mesmo cem anos de vida nossos diante da eternidade? Virtualmente, nada! Somos todos, cada um de nós, ilusões ambulantes.
Quanto à utopia, quem não aspira por um mundo ideal, de solidariedade, justiça, amor e paz? Por mais egoísta que uma pessoa seja, por mais maldosa e destrutiva que se mostre, não há quem nunca tenha tido essa aspiração algum dia, mesmo que à sua maneira. No entanto... isso também é ilusão.

A fantasia, por seu turno, é a marca registrada do único animal conhecido da natureza dotado de inteligência, ou seja, da capacidade de entender o que é, onde está e tudo o que o cerca. Mas entende literalmente, exatamente como é? Claro que não! O que são os símbolos, como a linguagem falada e escrita, os números, a matemática, as ciências e a filosofia, se não fantasias? O que eles têm de concreto, de palpável, de real? Nada, não é mesmo? Tudo isso é um conjunto de ilusões, admitam ou não os pseudo-realistas (na verdade, ou imensos equivocados ou tremendos mentirosos).

Restam-nos, na relação de significados dessa palavra tão citada e pouco compreendida, as artes. O que há de real nas concepções e, sobretudo, nas realizações das obras artísticas? É verdade que os artistas se esmeram em simular a realidade (ou o que entendem como tal), dando às suas produções a maior verossimilhança possível. O que são, no entanto, pinturas, esculturas, músicas, coreografias, encenações teatrais, poesias, contos, romances etc. se não maravilhosas e marcantes ilusões?

Antero de Figueiredo explica essa nossa necessidade de nos iludirmos: “As almas sobem como o fumo; a busca do ideal é a fuga dos desgostos da vida real, quando menos bem-compreendida; é um instinto de defesa, que solicita o homem a robustecer-se com nobres visualidades; é, enfim, o progresso espiritual e moral da consciência”.

Após toda essa explanação que fiz, emergem, automaticamente, estas questões: é possível vivermos sem ilusões? É desejável? Há alguém, uma só pessoa que seja,.das quase 7 bilhões que habitam o mundo atualmente e das tantas e tantas que já viveram desde o surgimento do homem sobre a Terra, que seja ou tenha sido completa, total, irrestrita e absolutamente realista? Não, não e não!

Claro que, como em toda e qualquer coisa, aqui também os excessos são condenáveis. Não temos que nos envergonhar, contudo, por nos alimentarmos, a cada dia, a cada hora, a cada reles segundo, de ilusões. Porquanto, como constatou Antero de Figueiredo, ela é “fecunda”. É a matéria-prima das artes, das ciências e da filosofia. É o próprio caráter do homem. Sofismas a parte, é a única realidade possível. É, sem tirar e nem pôr, “o pão nosso de cada hora”.

*Jornalista, radialista e escritor. Trabalhou na Rádio Educadora de Campinas (atual Bandeirantes Campinas), em 1981 e 1982. Foi editor do Diário do Povo e do Correio Popular onde, entre outras funções, foi crítico de arte. Em equipe, ganhou o Prêmio Esso de 1997, no Correio Popular. Autor dos livros “Por uma nova utopia” (ensaios políticos) e “Quadros de Natal” (contos), além de “Lance Fatal” (contos) e “Cronos & Narciso” (crônicas). Blog “O Escrevinhador” – http://pedrobondaczuk.blogspot.com
@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@



O que comprar:

Cronos e Narciso (crônicas, Editora Barauna, 110 páginas) – “Nessa época do eterno presente, em que tudo é reduzido à exaustão dos momentos, este livro de Pedro J. Bondaczuk reaviva a fome de transcendência! (Nei Duclós, escritor e jornalista).

Lance fatal (contos, Editora Barauna, 73 páginas) – Um lance, uma única e solitária jogada, pode decidir uma partida e até um campeonato, uma Copa do Mundo. Assim como no jogo – seja de futebol ou de qualquer outro esporte), uma determinada ação, dependendo das circunstâncias, decide uma vida. Esta é a mensagem implícita nos quatro instigantes contos de Pedro J. Bondaczuk neste pequeno grande livro.

Como comprar:

Pela internet
WWW.editorabarauna.com.br – Acessar o link “Como comprar” e seguir as instruções.



Em livraria – Em qualquer loja da rede de livrarias Cultura espalhadas pelo País.

Um comentário:

  1. Até mesmo BIBI AISHA, a menina afegã prometida aos oito anos, e dada ao marido aos 16,e que, devido aos maus tratos fugiu de casa e recapturada teve o nariz e as orelhas cortadas deve ter ilusões. Ou não?

    ResponderExcluir