quarta-feira, 25 de agosto de 2010




Ação de despejo

* Por Marco Albertim

Como numa romaria, os sitiantes se juntaram no meio do arruado. Na frente, duas dúzias de casas em ruínas, sem moradores; sob as pontas das telhas inclinadas, os marimbondos se amontoavam calmos nos casulos. Na calçada de tijolos nus, a chuva, o sol cavavam sulcos entre as cerâmicas, afundando-as, sorvendo-as. Os sitiantes, com a pouca bagagem e a roupa cinzenta, pouco ou nada se distinguiam do casario arruinado. De partida, não tinham para onde ir; mas com os picuás e a merreca de dinheiro que o administrador lhes dera, criam numa chance de serem reassentados noutra terra.
Nem todos creram na ordem de despejo, porquanto há anos ocupavam sítios da Fazenda Passussanga. Foreiros, pagavam o aluguel das terras uma vez por ano. Mas o fazendeiro, até então sem conseguir empréstimo nos bancos, por fim obtivera dinheiro para seus propósitos de agropecuarista; desde que as terras estivessem limpas, sem moradores.
Nem todos creram, mesmo porque era uma ordem inicial, com prazo para cumprimento. E os foreiros, cambados nos prejuízos, foram ao administrador pagar o foro. O fazendeiro aumentara o preço das terras, de modo a tornar inviável o pagamento.
- Tá aqui o dinheiro, Seu Juvêncio. Eu tô pagando! – dissera o sitiante.
- O preço da terra não é mais esse... É a ordem de Seu Valdemar.
- Não pode! Assim ninguém vai pagar... – Inda que com ameaça na voz, instou-se no rogo.
- O dinheiro que eu trouxe, Seu Juvêncio, era pras tiras de pano dos vestidos de minhas filhas na festa do orago. Mas é o dinheiro que tá no contrato! Eu tô cumprindo a minha parte... O sinhô não acredita!? – A mulher não gritara, mirara os olhos, a pele terrosa do rosto do administrador; viu a terra revirada no enxerto do inhame, mas já prenha da má intenção do fazendeiro, feito uma necrose.
No trato com o administrador, com Seu Valdemar, Mané Pedra fora o único a alevantar a voz:
- Nóis se arrisca mais do que o sinhô por que nóis não tem poder... Mas se nóis perde tudo, também perde o medo de perder a vida...!
O fazendeiro dera ordem ao administrador para andar armado pelos sítios; sem rifle mas com o cabo do revólver saliente sob a camisa de algodão grosso, da cor do céu, sem afinidades com a lhanura do infinito.
Mané Pedra alevantara a voz com os homens. Os sitiantes cevaram-no com elogios. Narrou, ele, ao sindicato.
- Se nóis perde essa questão, ninguém mais vai acreditar no sindicato – disse o presidente. - Era um negro baixo, troncudo, beiços gordos, voz mansa. Na voz, persuadia-se, persuadia os outros. Tinha em Mané Pedra a esperança de não ser espingardeado no tronco.
Não foi, mas Mané Pedra voltou a discutir com Seu Juvêncio; sapecou-o para frente e para trás, segurando-o com as duas mãos na gola da camisa. Foi o seu erro. O administrador sacou a arma, disparou. A bala se alojou na coxa de Mané Pedra, quase na virilha.
O advogado do sindicato chegou devagar, mas com pressa na feição.
Mané Pedra, no hospital, sequer se queixava de pruridos no ferimento. O advogado tratou de desqualificar a ação de despejo. Temia que, sem os impulsos de Mané Pedra, os sitiantes aceitassem a imposição do acordo com o fazendeiro. Requereu ao juiz a dispensa de provas. O caso, àquela altura, reger-se-ia pelo Estatuto da Terra, e não mais pelo Código Civil.
No fim da audiência, entrou no seu carro e deu carona ao advogado do fazendeiro. Instruído, o administrador espalhou o boato de que o advogado do sindicato recebera gorda propina do fazendeiro. A causa estava perdida...
- Dotô, o sinhô não será mais advogado do sindicato. E eu vou perder a função de presidente – disse-lhe o negro manso.
O advogado contou ao juiz, pediu urgência no julgamento. No dia, centenas de camponeses ocuparam a frente do Fórum de Bom Jardim; crianças descalças, filhos de colo.
A sentença não demorou. Os sitiantes ficaram nas terras.


* Jornalista e escritor. Trabalhou no Jornal do Commércio e Diário de Pernambuco, ambos de Recife. Escreveu contos para o sítio espanhol La Insignia. Em 2006, foi ganhador do concurso nacional de contos “Osman Lins”. Em 2008, obteve Menção Honrosa em concurso do Conselho Municipal de Política Cultural do Recife. A convite, integra as coletâneas “Panorâmica do Conto em Pernambuco” e “Contos de Natal”. Tem dois livros de contos e um romance.

4 comentários:

  1. Ora vivas! Até que enfim um final inesperado.
    Achei curiosa a conjugação do verbo crer: " Nem todos creram".

    ResponderExcluir
  2. São batalhas tão árduas que a maioria prefere abaixar
    a cabeça, mas para quem não tem nada então que os brios
    e a sede de justiça tome vez.
    Parabéns

    ResponderExcluir
  3. Marco Albertim vem compondo uma antologia dos trabalhadores do campo. É um Vinhas da Ira da crônica.
    Salve.

    ResponderExcluir
  4. Adorei este conto, Marco. Forte, intenso, um conto que Graciliano Ramos assinaria sem pestanejar. Você está um contista cada vez melhor. Parabéns!

    ResponderExcluir