Serpente
no ovo: o novo fascismo
brasileiro
*
Por Emanuel Medeiros Vieira
Com
violência, "Fake News", apoio dos grupos evangélicos
mais reacionários, de donos da mídia, dos banqueiros, dos
rentistas, do chamado "mercado" que sempre VAMPIRIZOU O
POVO BRASILEIRO, uma figura menor, fascista, nostálgica da
tortura, homofóbica, misógina e reacionária como Bolsonaro,
cresce nas pesquisas e, para a total desgraça da democracia, pode
até ganhar as eleições.
É uma regressão.
Lembro-me
de 1964.
(E,
contextualizando, recordo-me da República de Weimar (1919-1933),
na Alemanha.
Num
conflito geral, todos achavam que "domariam" Hitler. Deu
no que deu. E ele foi eleito!
Preso
político, fui torturado pessoalmente, com revólver enfiado na
minha boca, em dezembro de 1970, pelo ídolo do candidato fascista:
o coronel Brilhante Ustra.
Que lavagem cerebral é essa?
COMO
UM POVO QUE SUPORTOU 21 ANOS DE UMA INFAME DITADURA, EM NOME DE UMA
PSEUDO ORDEM, QUE SÓ FAVORECE À MINORIA, QUER ELEGER FIGURA TÃO
NEFASTA?
Não
podemos calar a boca.
Até
um empresário como Ricardo Semler afirmou: "Reconheço que as
elites deste país sempre foram atrasadas desde antes da ditadura e
nada fizeram de estrutural para evitar o sistema de castas que se
instalou".
Não podemos deixar o pavor instruir nossas
escolhas.
Para
Vladimir Safatle, o cálculo é claro: (...) "Em um país como
o Brasil, essa pauta de ajustes neoliberais só pode ser realmente
implementada
à bala, sob os auspícios de um governo autoritário, que cavalga
na mobilização contínua da brutalização social, do desprezo
fascista pelos setores mais vulneráveis (índios, negros,
mulheres, LGBT, refugiados) e do anti-intelectualismo ressentido
que sempre animou parte da classe média brasileira". (…)
É uma espécie de ESPÍRITO ESCRAVOCRATA, da barbárie contra a civilização, que anima "esse" fascismo.
SERÁ UM
TREMENDO RETROCESSO SE A "SERPENTE" ALCANÇAR NOVAMENTE O
PODER.
E
O PREÇO A SER PAGO SERÁ ENORME - PARA VÁRIAS GERAÇÕES.
RESISTAMOS! SOCIALIZEMOS NOSSA INDIGNAÇÃO! A ALIENAÇÃO SERÁ O PIOR DOS MALES;
"ELE NÃO"!
(Brasília,
outubro de 2018)
*
Romancista, contista, novelista e poeta catarinense, residente em
Brasília, autor de livros como “Olhos azuis – ao sul do
efêmero”, “Cerrado desterro”, “Meus mortos caminham comigo
nos domingos de verão”, “Metônia” e “O homem que não amava
simpósios”, entre outros. Foi indicado
ao Prêmio Nobel de Literatura de 2018.


Nenhum comentário:
Postar um comentário