quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Renúncia e compreensão

  
As pessoas, em geral, apegam-se excessivamente às coisas. A um carro, a uma casa, a um barco, a um livro e principalmente àquilo que lhes possibilita adquirir todos esses objetos: o dinheiro. Mais da metade do tempo de nossa vida gastamos na tentativa de conseguir esses bens. Pretextos não faltam para justificar essa atitude. Agimos como se da sua posse dependesse a nossa sobrevivência. Não depende. Precisamos de poucas, pouquíssimas coisas para viver. Para obter os objetos dos nossos desejos, não titubeamos em sacrificar valores que realmente importam: amor, amizades, solidariedade, etc. Isto quando não transgredimos a moral ou as leis. Perdemos a grandeza com a perda da perspectiva.

Alguns, em determinado instante das suas vidas, têm um lampejo de lucidez, um momento de iluminação, um clique mental e compreendem a inutilidade desse perpétuo juntar. A maioria, releva essa percepção, esquece-a, e continua na mesma toada até a morte. Há, contudo, os que dão uma guinada de 180 graus. Revêem seus conceitos, reciclam suas crenças, renovam seus valores. E dão o grande, o magnífico, o doloroso passo da renúncia. Os que os cercam não entendem nada. Acham que essas pessoas "piraram", perderam o bom-senso, se tornaram caducas. O poeta Paul Valéry, citado por André Maurois em seu livro "Vozes da França", observa: "Um homem que renuncia ao mundo coloca-se em condições de compreendê-lo".

Paulo Setúbal deu esse magnífico passo. Pena que não viveu mais tempo para explicar melhor essa experiência. Mas deixou um registro escrito dessa dramática conversão. Li-o, pela primeira vez, em 1958, quando era um garoto de 14 anos. Aliás, na ocasião, fui obrigado a ler, para fazer um trabalho de escola, na aula de português, pelo saudoso professor Moisés Prates, no então Ginásio Adventista Campineiro, em Hortolândia. Reli-o há poucos dias de um só sopro. E entendi, em toda a sua extensão, a profundidade da mensagem. Refiro-me ao livro "Confiteor".

Nele, Paulo Setúbal – que ocupou a cadeira 31, cujo patrono é Pedro Luís, da Academia Brasileira de Letras, ocupada antes dele por Luís Guimarães Junior e João Ribeiro e depois por Cassiano Ricardo, João Cândido de Carvalho e Geraldo França de Lima – relata a sua "estrada de Damasco", a sua iluminação, o seu momento da verdade.

Trata-se de uma obra publicada "post-mortem" pela Editora Saraiva. É o relato, a confissão íntima, o corajoso "mea culpa" de um homem doente, com os dias contados, que sabia que iria morrer, mas que não estava nem temeroso e nem revoltado com essa dolorosa circunstância. Estava revestido de magnífica serenidade. Teve tempo e forças e lucidez para rever seus atos, seus conceitos, suas idéias e seus valores. E foi grandioso, foi íntegro, foi sábio ao ponto de renunciar a um passado vitorioso, (pelo menos na visão da sociedade) para voltar-se a Deus.

Abriu mão do efêmero concreto para buscar o que apenas a fé sugere que exista, mas que seria eterno. Cito este caso, por estar ao nosso alcance e haver prova concreta dele: o livro. Há inúmeras pessoas que renunciam ao mundo sem deixar vestígios ou testemunhos. Encerram-se em mosteiros, retiram-se para lugares ermos, mudam até mesmo de nome. E ninguém, a não serem parentes próximos, fica sabendo dessa decisão.

Paulo Setúbal afirma no "Confiteor": "O homem, enquanto não enfreia os seus pendores inatos, enquanto é vaidoso, é soberbo, é vingativo, é iroso, é dominador, é odiento, é carnal; o homem, enquanto está apenas voltado para as coisas terrenas, enquanto ama a glória vã, ama o louvor, ama a riqueza, ama o poder, ama as honrarias; o homem assim...o homem que não tem os olhos virados para os esplendores espirituais, esse homem é ainda o `homem velho', o das cavernas, o que não se transformou, o que não se comoveu ante a palavra avassaladora do Cristo, o que não sentiu a beleza imortal do sermão da montanha, o que não foi tocado pelo anseio da perfeição”. Até porque, como constatou o rei Salomão na velhice, após conhecer o auge da riqueza, da glória e do poder: "Vaidade, vaidade... Tudo no mundo é vaidade..." E como é!


Boa leitura!


O Editor.

Acompanhe o Editor pelo twitter: @bondaczuk

Um comentário:

  1. Até mesmo um ato assim de relevante desapego e aparente grandeza pode ocultar algum grau de vaidade. E até de soberba: eu vou pro céu, e os infiéis ficarão queimando no inferno. Sobre o ser humano, nunca se sabe tudo.

    ResponderExcluir