sábado, 21 de junho de 2014

Ladrões de vida

* Por Cecília França


Passara mais de sessenta e cinco anos ao lado dele numa vida que considerava vitoriosa, emocional e materialmente. No entanto, a imprevisibilidade a surpreendia agora. Aqueles dois corpos estendidos na estrada de chão punham fim à sua certeza de morte tranqüila, tão esperada, quem sabe durante o sono. Naquela idade, imaginava, nada mais de trágico poderia acontecer a ela ou ao marido.

Octogenários, já haviam superado as armadilhas da juventude e as rixas que inevitavelmente permeiam a vida e desencadeiam desafetos que podem promover tragédias. Até então, estava certa de que restava a eles dormir todas as noites na expectativa de não mais despertar. Esse era o esperado, o correto. Mas dois tiros acabavam de roubar-lhe esse sonho tão bem-moldado. Dois balaços fatais levavam-lhe não apenas o companheiro fiel como também o fruto único daquela união.

Ambos jaziam de bruços, inertes, já com os membros rígidos. Haviam deixado a casa da cidade na manhã anterior rumo ao sítio da família e, daquela vez, não retornaram às sete da noite ansiando pelo jantar. Os corpos só foram encontrados na manhã seguinte. Latrocínio, diziam os policiais. Incompreensível para ela. Bastava o que via: dois corpos sendo lacrados, cobertos por uma mistura de sangue coagulado e terra.

O rosto de seu querido companheiro, por sorte, em nada fora deformado pelo tiro. Parecia até que lhe sorria, o que a fez pensar que, talvez ele, de onde estivesse, já soubesse que ela não tardaria em reencontrá-lo. Não haveria muito tempo para sofrer. Era o que esperava.

Ao ver as urnas já fechadas sentiu o peito encolhendo, enchendo-se de uma dor que não deixava espaço para o trânsito do ar. Viu-se desfalecendo à espera de uma outra urna que a acolhesse. Mas seu corpo não quis se entregar e ela foi levada de volta para casa como uma sonâmbula. O desfecho de sua história de vida, de roteiro tão lapidado e apropriado, o qual ela imaginava dominar e agora pregara-lhe uma peça, trazia-lhe desconforto impossível de ser amenizado.

Sentou-se no sofá e lá está ainda hoje, com os olhos parados no dia em que lhe roubaram o final da vida.

*Jornalista. Inspira-se em fatos do cotidiano para escrever seus contos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário