terça-feira, 29 de junho de 2010




É paixão sim

* Por Evelyne Furtado



Sem dúvida nenhuma é paixão o sentimento que nos veste de verde e amarelo em tempos de Copa do Mundo. Temos uma relação intensa com a seleção brasileira que envolve amor, ira, prazer, alegria, medo e orgulho.

Não posso falar sobre futebol, pois não conheço bem o assunto. Mas posso falar sobre essa fuga da razão que nos governa de quatro em quatro anos: Paixão que já nos feriu de morte algumas vezes, mas que nos deu muitas alegrias.

Gosto de ver o país parar para assistir aos jogos da seleção brasileira. Gosto da expectativa alegre vencendo o temor e nos unindo em torno da TV globalizada para torcer. Não vejo problema nenhum nessa mobilização espontânea. Vejo beleza. Não há nada de errado em torcer a favor do talento dos nossos meninos. Vejo e torço por eles que representam nossas cores.

Acho estranho, mas procuro compreender o que leva um brasileiro a começar uma copa torcendo pela Argentina ou pela Espanha. Raiva de Dunga? Medo de uma decepção? Não identificação com o próprio país?

Não sei, mas desconfio que seja uma dessas situações e se assim for, não deixa de ser a paixão se revelando ao avesso.

Visto verde e amarelo a despeito do mau-humor do nosso técnico. A briga parece-me ser entre ele e a imprensa e a meu ver ninguém ganha com ela. Ao contrário, é bem desagradável.

Quero mais é que Dunga faça a parte dele direitinho e que não nos deixemos envolver por esse mal-estar que joga contra nossa festa.

Já aprendi a me distanciar, mas na hora do jogo não tem jeito sempre estou junto à família e aos amigos me emocionando no começo, torcendo pelo gol, sofrendo a cada ameaça e até rindo dessa paixão.

• Poetisa e cronista de Natal/RN

3 comentários:

  1. Evelyne,
    Nesse campo, estamos empatados: também não ligo pra futebol, mas a Copa acaba por envolver a todos de alguma forma. Torçamos, pois. Um beijo pra você e parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  2. Tenho acompanhado os jogos
    e vi com satisfação tabus e
    escritas sendo quebrados.
    Favoritismo é enfeite.
    Entendo pouco, mas procuro acompanhar
    os jogos e torcer como todos.
    Está no sangue, não tem jeito.
    Abração

    ResponderExcluir
  3. Gosto de futebol, mesmo assim, acho inexplicável a agitação que toma conta de todos, quando o momento do jogo vai se aproximando. Parece que vai acontecer uma explosão, e todos precisam ligar a Tv e ficar em frente a ela. Somos atraídos feito moscas, sem pensar, levados feito gado, mas é tão gostoso deixar de pensar por 90 minutos. Não vejo nada de ruim na euforia e insensatez que inundam todo o país. Vamos festejar esse acontecimento.

    ResponderExcluir