sábado, 26 de junho de 2010


Aprendizado

* Por Urda Alice Klueger

Eu estudo numa universidade
Cercada de grama e de capins verdes
Com florinhas amarelas.
Não é como os pradinhos verdes
Com florinhas amarelas
De onde tive que fugir
Depois da Tragédia das Águas.
As florinhas amarelas, aqui,
Tem longos caules
que são como fios de magia!

Eu estudo numa universidade
Cercada também de muitas árvores
Inclusive Araucárias angustifólias.
O ar desta universidade, de manhã,
É adstringente como se a gente acabasse de escovar os dentes
E me dizem que no inverno fará muito frio.
Eu estudo numa universidade
Que tem fantásticos professores
Que dão fantásticas aulas.
Pena que às vezes eu tenha sono
Por causa da altitude em que ela fica.
Há um cachorrinho que late aqui por perto
Na universidade
E uma brisa inigualável.
Aqui se chama Centro Politécnico
Da UFPR
E tudo está rodeado de capim e grama
Com florinhas amarelas de longos caules.
É bom ter um tempo de silêncio
Dentro desta universidade adstringente
Onde há tanto o que aprender!

* Escritora de Blumenau/SC, historiadora e doutoranda em Geografia pela UFPR

Um comentário:

  1. Também tenho essa sede e essa fome de saber, Urda. Preciso me conter para manter o foco, senão entorto o pensamento e vou parar aonde nem tinha a intenção. O seu poema ficou ainda mais bonito que a universidade.

    ResponderExcluir