sábado, 17 de novembro de 2012

Apresentações

* Por Juarez José Viaro

Gosto de ler apresentações. Não que eu seja preconceituoso, mas através de uma apresentação posso fazer a radiografia do apresentado. Exemplos? Claro, vejam algumas:

Marcelo Rass. Cientista político. Fez sociologia na PUC, pós na Sorbonne, em Paris. É amigo do amigo do ex-presidente da Fábrica de Canetas Bis. Compra seus móveis na Tock Spock. Pode ser visto aos sábados pelas boates dos jardins em São Paulo. Ou na ponte-aérea São Paulo-Rio. Tem uma cachorrinha chamada Susy. Descasado recentemente pela terceira vez.

Rodrigo Neto. Surfista profissional, participou de campeonatos de surf na Califórnia e Havaí. Pretende escalar o Cracatoa ano que vem. Compra roupas em boutiques da Oscar Freire, na capital paulista. Tem uma gatinha persa, de nome Marizilda.

Renato Blog. Usa internet 7 horas por dia. Vive só, a esposa o trocou pelo técnico de informática da empresa onde ela trabalhava. Come pizzas no café da manhã. Toma café no almoço. Janta as três da manhã frente ao monitor, claro. Tem um gato empalhado, feito com seu gato de estimação que morreu, de fome. Mora em apartamento do CDHU mas jura que é no Alto de Pinheiros. Não compra roupas, nem móveis.

Fred Morg. É descendente de suíços, tem cidadania austríaca e norueguesa. Já visitou o Afeganistão. Mora em um galpão na periferia de São Paulo. Tem um cachorro, mas não sabe o nome dele, nem do cachorro. Nem a raça... do cachorro. Vive só, o cachorro o abandonou à procura de comida. Compra roupas em lojas de antiguidades. Não tem móveis.

Rildo Málaga. Jornalista, casado com jornalista. Cobriram a Guerra das Malvinas, escreveram um livro sobre a extinção dos pingüins no Atlântico Sul. Ganharam o prêmio Antarctica de Jornalismo Emotivo pela reportagem sobre um camaleão órfão das Ilhas do Atol das Rocas. Não têm filhos, mas pretendem escrever um livro sobre poluição dos rios da Amazônia. Compram roupas em lojas de móveis, por engano. Mas devolvem tudo, por não combinarem com os papéis de parede do apartamento. Aliás, colam jornais com suas reportagens, como papéis de parede, para facilitar a leitura pelos amigos. Não têm amigos.

Sandro André. É designer. Venceu o concurso nacional para criação de um símbolo para a Mesbla, que faliu depois. Fez cursos no exterior, mas não lembra onde. Tem seu atelier na própria casa, numa vila de antigos operários, no Brás, em São Paulo. Adora jogar golf, se tivesse tempo. Vive na ponte aérea São Paulo-Belo Horizonte. Detesta Rio, casou-se e separou-se. Tem um personal trainer, aliás, tem dois. Não tem gatos persas, mas tem um tapete persa. Compra móveis de promoções Família-vende-tudo. Adora feiras de antiguidades. Aliás, tem uma barraca na feirinha do Masp.

Egídio Efígio. Cantor de música sertaneja. Adora usar botas. Tem uma coleção de 200 pares. Compra roupas no exterior. Principalmente Dallas. Não odeia rodeio. Tem uma coleção de cintos e chapéus combinados do estilo Country Club. Não assiste futebol. Não tem cachorros, não tem gatos, não freqüenta clubes da noite. Adora alugar DVD em lojas Block Ghost. Gosta de tudo que lembra cavalos e bois, freqüenta fazendas de amigos para treinar. Almoça churrasco, não bebe leite, não curte milk shake.

 
* Juarez José Viaro é formado em Letras e Jornalismo. Publicou o livro de poemas “Aroma de Amora” e participou de movimentos literários em Osasco e São Paulo. Tem um romance inédito, “Viagem ao Interior”.

Um comentário:

  1. Juarez!!!! Hoje, limpando meu 'depósito' literal, encontrei um convite seu para o lançamento do seu primeiro livro. Daí resolvi lhe procurar. Helô da Cásper. Lembra de mim?

    ResponderExcluir