sexta-feira, 25 de julho de 2014

Felicidade do casal

* Por Rodrigo Ramazzini

- Amor!
- Hum.
- Faz um favor pra mim?
- Hã.
- Arruma a nossa cama?
- Agora?
- É!
- Não.
- Por que não?
- Agora não posso.
- Como não pode? Estás aí sentado sem fazer nada...
- Estou assistindo a televisão. Ao jogo de futebol, melhor dizendo. Não estás vendo?
- Ou seja, não fazendo nada.
- Não sei se tu sabes, mas a televisão é um importante meio de propagação de informação, conhecimento e entretenimento.
- Mário Sérgio, por favor!
- Pois é, Mário Sérgio também é sinônimo de cultura...
- Era só o que me faltava... Eu joguei pedra na cruz mesmo!
- Eu sou o cara!
- Ô, cara! Vais arrumar ou não?
- Antes... Tem uma questão em relação à cama que sempre me intrigou e quero que me expliques...
- O quê?
- Analisa a situação por uma linha lógica de pensamento e me responde: por que arrumamos a cama de dia se vamos nos deitar nela e bagunça-la novamente à noite?
- Meu Deus!
- Não achas que é mais lógico deixá-la desarrumada?
- Arrumamos para ficar arrumada, ora!
- Pra quê?
- Pra... Pra... Pra ficar com o quarto bonito... Sei lá!
- Pra quê? Se só nós que entramos ali...
- Pelo amor de Deus! Não complica, Mário Sérgio! Eu não posso querer um quarto bonito?
- Pode.
- Então... Arruma lá! Imagina se chega visita, hein? Que vergonha aquela bagunça!
- Se chegar... Se... Se... Sempre na condicional... Nesta sempre me ferro... Nunca vem ninguém sem avisar! Além do mais, qualquer coisa é só fechar a porta do quarto...
- Não precisa mais arrumar, Mário Sérgio!
- Eu arrumo. Mas não foste tu mesma que falaste esses dias que adora dormir com a cama revirada, com o edredom bagunçado, hein?
- Não precisa mais. Só vou colocar as roupas na máquina de lavar e volto para arrumar.
- Eu arrumo. Só tem uma coisa antes...
- Que coisa?
- A da simpatia, que eu esqueci...
- Que simpatia, Mário Sérgio?
- A da forma de arrumar a cama... Se se arruma da guarda para os pés ou ao contrário...
- Que simpatia? Não tem simpatia nenhuma!
- Tem sim! Meu avô sempre falava que tinham duas coisas que influenciavam na felicidade do casal e o arrumar a cama é um deles! É uma simpatia antiga e que conserva a harmonia do casal no berço da paixão.
- Ah é? Mesmo? Tu nunca tinhas me falado sobre isso...
- Mesmo! Se não falei foi um ato falho meu... Desculpas!
- Foi nada!
- Não falei também porque provavelmente tu estavas arrumando do jeito certo, afinal, nós somos felizes, não?
- Ué! Somos!
- E não quereres romper esta felicidade, né?
- Não! Claro que não!  
- Então, me mostra lá como tu arrumas a cama para eu fazer igual...
- Ah... É simples... Faço assim, ó... Só puxo o lençol assim... Pego o edredom e aliso assim por cima... Dou uma alinhada nos cantinhos... E dou arrumadinha nos travesseiros e pronto!
- Hum... Tu arrumas do pé da cama para a guarda. Nem notaste, né?
- Não!
- Então, guarda esta ordem! É fundamental para a nossa felicidade!
- Ah, espertinho! Agora que me dei conta...
- O quê?
- Me enrolou diretinho e eu acabei arrumando a cama, hein?
- Nossa felicidade estava em jogo! Queria o quê?
- Abobado!
- É sério!
- Dá um beijinho, dá! Como pagamento...
- Smack! Mmm!
- Smack! Mmm! Bem! Mas segundo o teu avô, duas coisas influenciam na felicidade do casal. Se uma delas era a ordem...
- A bem da verdade, não era bem a ordem e sim quem arrumava a cama... Mas eram outros tempos... Naquele tempo os homens não tinham qualquer atribuição nos serviços domésticos e tal... Uma visão mais machista e tal...
- Hum... Sei...
- É... E a simpatia eu não sei quem me falou... Nem sei se é verdade... Então, eu só juntei o que o meu avô dizia com a tal simpatia...
- Sei... Tudo isso para não arrumar a cama, hein?
- É...
- Que preguiça, hein? E a segunda coisa?
- A segunda coisa...
- Fala, Mário Sérgio!
- Não vais ficar braba, certo? Promete pela nossa felicidade?
- Fala...
- Bem... Além de não querer arrumar a casa, eu queria continuar a assistir ao jogo... Então, também me lembrei do meu avô...
- E?
- E... E... E ele sempre questionava: por que mulher tem que encher o saco da gente justamente no horário do futebol, hein? Assim não se pode ser feliz!

E Mário Sérgio dormiu aquela noite no sofá...


* Jornalista e contista gaúcho     

Um comentário:

  1. A arrumação da cama atrapalhou bastante o marido de ver o futebol. A esposa é bem chatinha. Custava esperar?

    ResponderExcluir