terça-feira, 29 de maio de 2012

Só com paciência de Jó


* Por José Calvino de Andrade Lima


Em um país onde as oportunidades são raras, ser escritor é um privilégio para poucos, aliás, fazer aquilo de que se gosta não é fácil. As dificuldades nos obrigam a sair divulgando, como bem disse o nosso querido Pedro: “ A Literatura brasileira – a despeito das dificuldades que nossos escritores encontram para desenvolver suas atividades e que são de desanimar o mais paciente dos pacientes, provavelmente até o patriarca bíblico Jó – (Editorial do Literário, de 22/05/12)”. Realmente, essa é uma paciência só mesmo atribuída a Jó. Mas, existem também os que, por sua posição no universo social ou algum conhecimento com figuras do meio literário, conseguem (raramente) um “padrinho forte” e aí é quando alcançam a edição desejada com “sucesso” na chamada “noite de autógrafos”. Depois, ... são outros quinhentos.

Pergunta-se se há mercado para os autores da terra. Hummmm...

Chegar onde estou chegando é uma luta. Já divulguei (pra não dizer vender) os meus livros a bêbados, freqüentadores do famoso, fétido e querido Beco da Fome. Fico até sem palavras, vibrando com o otimismo e garra do Pedro, fazendo com que, através do Literário vem trazendo à baila textos de diversos escritores, prestigiando o que de melhor o País tem, et cétera, et cétera. Peço agora licença para transcrever o timaço que o Pedro divulgou: “(...) O décimo brasileiro a conquistar o Prêmio Camões, o da edição de 2012, foi o curitibano Dalton Trevisan. Ele vem se juntar a um grupo seletíssimo composto por João Cabral de Melo Neto (1990), Rachel de Queiroz (1993), Jorge Amado (1994), Antônio Cândido de Mello e Souza (1998), Autran Dourado (2000), Rubem Fonseca (2003), Lygia Fagundes Telles (2005), João Ubaldo Ribeiro (2008) e Ferreira Gullar (2010).”

Aproveitando o ensejo, encerro esta crônica lembrando o Editorial publicado em 24 de setembro de 2011, que enalteceu o Estado de Pernambuco, mencionando conterrâneos e homens de letras de Pernambuco.

* Escritor, poeta e teatrólogo. Blog "Fiteiro Cultural": http://josecalvino.blogspot.com/

5 comentários:

  1. Obrigado, Pedro!
    A ilustração ficou ótima.
    Abraços a todaos

    ResponderExcluir
  2. Não custa repetir...
    Paciência, persistência e um coração danado de teimoso! Bela homenagem Zé. Beijos dessa amiga que acima de tudo, os admira.

    ResponderExcluir
  3. Caso tivéssemos a paixão que Pedro tem, teríamos melhores resultados editoriais, e nos lançaríamos em mais frequentes edições. Quando me perguntam porque não publico um livro com crônicas selecionadas, digo que não tenho problema e que ficarei tendo um. A partir do momento em que publico um livro, fico com a obrigação de vendê-lo. E para quê? Melhor não publicar livro algum. Quando Pedro ler isso, vai me dar uma bronca. Ele que é tão animado com tudo. Os levantamentos feitos de escritores de sucesso nos anima, Calvino, mas ainda assim, prefiro não publicar. Pelo menos por enquanto.

    ResponderExcluir
  4. E como ele nos anima a seguir em frente, mas a verdade deve ser dita, não é?
    A luta continua!
    Abraços a todaos

    ResponderExcluir